Minha primeira Revista livro_educação_hibrida_revisado01 | Page 8

8 EDUCAÇÃO HÍBRIDA
1.1 O que é Educação Híbrida?
Na literatura, segundo Peres e Pimenta( 2011), podem ser encontrados os termos educação híbrida, b-learning, blended learning, educação bimodal, aprendizagem combinada, dual, semipresencial, semivirtual, bimodal e ensino híbrido, todos eles sendo utilizados como sinônimos para descrever a modalidade de ensino semipresencial, descrita nos dispositivos legais e conhecida por ser uma solução mista que pretende“ valorizar o melhor do presencial e do online”( PERES e PIMENTA, 2011, p. 15). Todos esses termos se referem à utilização combinada entre o aprendizado on-line e o presencial, criando modelos que mesclam momentos em que o estudante estuda em um ambiente virtual, utilizando ferramentas tradicionalmente da educação a distância, com outros em que a aprendizagem é presencial. Trata-se, portanto, de uma abordagem que mescla o aprendizado presencial com o aprendizado a distância apresentando uma variedade de métodos e estratégias de ensino e aprendizagem que contribuem para estimular o aprendizado. No âmbito da UFPR, optou-se pela designação Educação Híbrida.
A educação híbrida tem sido aplicada na educação básica dos Estados Unidos com experiências de sucesso( HORN e STAKER, 2015). Exemplos de experiências exitosas no Brasil são descritas por Lilian Bacich et al( 2015), Moran( 2015) e outros autores.
A abordagem da educação híbrida 1, no entanto, não se refere apenas a uma combinação das modalidades presencial e a distância. Trata-se de uma abordagem na qual o estudante é colocado no centro do processo, sendo protagonista da sua aprendizagem. O professor tem o papel de incentivar, mediar e problematizar o processo ensino e aprendizagem, unindo o melhor do presencial e da educação a distância. Assim, conceituar a educação híbrida não é tão simples. Como afirma Moran( 2015, p. 27)“ híbrido é um conceito rico, apropriado e complicado. Tudo pode ser misturado, combinado e podemos, com os mesmos ingredientes, preparar diversos“ pratos”, com sabores muito diferentes ".
Christensen, Horn, e Staker( 2013, p. 7) descrevem alguns modelos e conceituam a abordagem do ensino híbrido como um programa de educação no qual um estudante aprende pelo menos em parte, por meio do ensino on-line, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e / ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência e que as modalidades ao longo do caminho de aprendizado de cada estudante ou matéria estejam conectados, oferecendo uma experiência de educação integrada.
Essa definição, tal qual pode-se observar, aponta que a educação híbrida não pode ser considerada apenas como a simples combinação das modalidades a distância e presencial.
1 Os autores Bacich et al
( 2015) e Horn e Staker( 2015) utilizam o termo
ensino híbrido referindo-se a essa abordagem. Neste curso, utilizamos o termo Educação Híbrida propondo uma mudança de cultura que compreende a utilização integrada do on-line com o presencial, mudança dos papéis discente, docente e cultura institucional.