32 EDUCAÇÃO HÍBRIDA
3.1 Selecionando Recursos Educacionais
Você sabia que a maioria dos materiais encontrados na internet são de direitos reservados? Neste caso, se o material for essencial para a compreensão do conteúdo indica-se fazer o link para o ambiente em que o material está hospedado ao invés de trazer para o ambiente virtual. Para a seleção de materiais, é necessário observar a licença de direitos autorais.
Você também pode encontrar recursos educacionais abertos, que são recursos que permitem a reutilização, adaptação, remixagem e redistribuição. Estes materiais têm um selo denominado creative commons que indica que são recursos educacionais abertos- REA. 3
Leia o capítulo 6“ Onde Encontrar REA” do material de Maria do Carmo Duarte Freitas, produzido em 2015 na UFPR. Este material disponibiliza informações e dicas de como e onde você pode fazer para encontrar REA. https:// ava. ufpr. br / pluginfile. php / 101536 / mod _ book / chapter / 157 / Recurso % 20Educacional % 20Aberto. pdf
Vídeos indicados: https:// h5p. org / node / 87154
Nem todo conteúdo que você pode encontrar nos repositórios digitais é um REA, por isso, sempre fique atento ao tipo de licença do recurso encontrado.
Buscando REA no Brasil
Programa REA Paraná http:// reaparana. com. br /
REA NET http:// www. rea. net. br / site / mao-na-massa / iniciativas-rea / rea-no-brasil /
Porta curtas |
http:// www. portacurtas. com. br |
Portal do professor |
http:// portaldoprofessor. mec. gov. br |
Domínio público |
http:// www. dominiopublico. gov. br |
Biblioteca virtual |
http:// www. bibliotecavirtual. sp. gov. br / |
EDUCAPES |
https:// educapes. capes. gov. br / |
Educação Aberta |
http:// educacaoaberta. org / cadernorea / encontrar |
Referatório da ABED |
http:// www. abed. org. br / site / pt / midiateca / referatorio / |
Fonte: as autoras( 2017)
3
O Texto da unidade 3.1 foi adaptado do conteúdo disponível no curso PEA ofertado pela Cipead.