Alessandra Macinghi nasceu em 1408 na Florença medieval e morreu em 1471 na mesma cidade. Casou-se com Matteo Di Simone Strozzi, e ficou conhecida como Alessandra Macinghi Strozzi. Seu marido era muito rico e politicamente oposto a uma das famílias mais ricas de florença.
Ele foi exilado por essa família rica e poderosa,e voluntariamente, ela junto às 8 crianças se exilaram com ele. Três crianças e seu marido morreram de praga durante o exílio. Depois disso, voltaram à cidade, onde mandou as meninas para morar e trabalhar para o primo de seu marido.
Alessandra mandava cartas para seus filhos, e nessas cartas discutia tópicos sobre economia da sua família. As cartas de Macinghi foram estudadas e traduzidas por Heather Gregory no seu livro Selected Letters of Alessandra Strozzi. É deveras interessante como uma mulher naquela época tinha voz e conhecimento acerca de fatores econômicos em geral e de sua família.
A forma mais fácil e eficaz de se adentrar nas relações econômicas de sua família são pelas cartas que ela escreveu para os filhos. Temos que dar o mérito para ela pois naquela época, os eruditos descordavam veementemente de mulheres ter qualquer tipo de voz em sua família, e uma mulher que sabia mais de 100 nomes que interligavam a família dela aos negócios, é impressionante.