Como se organizam as reuniões do bloco?
As reuniões acontecem sempre em um dos países do MERCOSUL. Para identificar as diferentes reuniões conforme o assunto, bem como as pessoas que nela participam, o MERCOSUL conta com uma estrutura institucional integrada por diferentes órgãos. Alguns dentre eles podem inclusive aprovar normas que facilitam a organização do MERCOSUL e permitem cumprir seus objetivos.
Quem paga os gastos de funcionamento da Secretaria do MERCOSUL?
A partir de 1997 o MERCOSUL conta com um “Orçamento” para todos os gastos de funcionamento da Secretaria do MERCOSUL. O Orçamento do MERCOSUL é integrado com as contribuições que os Estados Partes realizam a cada ano.
O que é o Parlamento do MERCOSUL?
Na década de 90, quando começou a história do bloco, o objetivo era principalmente econômico. As nações se reuniam para assinar acordos e reduzir impostos. Atualmente, o grupo está mais preocupado com a situação política e social. Nesse cenário, o Parlamento do MERCOSUL, criado em 14 de dezembro de 2006, faz sentido! Afinal, existe melhor lugar que um Congresso para se discutir os diversos interesses dos cidadãos.
O Parlamento do MERCOSUL tem como objetivo promover uma maior integração cultural, científica, política e social, fazendo do MERCOSUL uma realidade mais concreta e presente na vida das pessoas.
A principal missão do PARLASUL é buscar e sugerir normas para serem aprovadas pelo MERCOSUL.
Idiomas oficiais?
Há três línguas reconhecidas: o espanhol, o português e o guarani. As línguas de trabalho no MERCOSUL são os idiomas oficiais estabelecidos no Protocolo de Ouro Preto, aprovado no ano 2004: o espanhol e o português. Nesse sentido, toda a documentação e as normas aprovadas pelos órgãos do MERCOSUL se encontram disponível em espanhol e/ou português.
Duvidas e Curiosidades