Mente & Corpo - 1ª Edição | Page 11

Hoje venho falar sobre sonhos. Mas não aqueles sonhos que nos remetem a planos, objetivos e metas para o futuro. Venho falar sobre os sonhos que temos quando dormimos. Vocês já tiveram um sonho que, quando acordaram, não tinham certeza se era apenas um sonho mesmo ou realidade? E esse sonho, na maioria das vezes, era mais para um pesadelo? Bom, isso acontece comigo desde muito nova. E sempre que acontece, eu vou correndo para a internet para pesquisar o significado do que eu sonhei.

Para iniciar esse assunto, é preciso primeiro explicar como ocorrem os sonhos. Durante o sono, a pessoa passa por quatro etapas: as duas primeiras servem para fazer o corpo descansar e são de caráter mais leve; a terceira configura um sono mais profundo, suficiente para revigorar o corpo e a mente; já na quarta etapa ocorrem os sonhos de fato e é chamada de REM que, em português, significa “movimento rápido dos olhos”.

Em uma das minhas pesquisas pela internet, percebi que essa sensação angustiante que eu tenho depois de um sonho estranho não acontece só comigo. E mais que isso, esses acontecimentos têm se tornado cada vez mais comuns entre as pessoas, principalmente nos tempos em que vivemos atualmente devido à pandemia de coronavírus.

"Estou com uma roupa de hospital em uma sala de exames com um médico. Na verdade, não há paredes, há apenas branco e a sensação de uma janela, mas eu não a vi e está ventando. Minhas trompas uterinas estão em uma jarra e ela está infectada com o vírus. O médico está explicando como eles vão colocar as trompas de volta no meu corpo. Estou chorando, não consigo recuperar o fôlego, mas não consigo falar e não sei o que fazer. Estou com muito medo".

Um tanto quanto angustiante, o relato acima é a descrição do sonho de uma mulher entre 50 e 59 anos, moradora de Nova York, nos Estados Unidos, que foi relatado ao blog I dream of COVID que, em português, significa “eu sonho com a COVID”. O site, que vem chamando a atenção de internautas, reúne sonhos estranhos que as pessoas estão tendo durante a pandemia de coronavírus, como forma de entender o impacto deste evento em nossas vidas.

Na verdade, a ocorrência de sonhos inquietantes e até bizarros parece ser uma tendência global. Isso porque diversas pessoas vêm relatando nas redes sociais que estão vivendo este tipo de situação, o que acabou inspirando alguns especialistas a estudarem o "fenômeno".

Deirdre Barrett, uma psicóloga da Universidade de Harvard (EUA), está tentando catalogar os sonhos mais esquisitos que estão acontecendo durante a pandemia.

Imagem: Malte Mueller/Getty Images

Mente & Corpo . 11