MATEMÁTICA EXTRAORDINÁRIA Matemática Extraordinária | Page 6

China aposta em cálculos e tecnologia para forjar “Messi chinês”

12

Na Europa e na América já existem muitos clubes de elite que medem cuidadosamente centenas de variáveis de cada jogador (desde os quilômetros que percorrem, suas pulsações ou seu poder de aceleração, citando os mais simples), e na China, onde ter grandes jogadores é uma obsessão nacional, também já está se considerando trabalhar desta forma.

“Da mesma forma que um treinador, os dados, números, também são partes do esporte e podem mostrar se você está jogando bem ou não”, disse à Agência Efe Xian Feng, diretor da empresa Sodasoccer, uma das primeiras a assessorar as equipes chinesas nesta nova tendência.

O uso matemático de dados para construir grandes equipes teve início no beisebol, com o caso de Billy Beane e sua equipe, Oakland Athletics (transformado no filme “O Homem que Mudou o Jogo”), e, embora o futebol seja mais complicado para resumir em estatísticas, também está sendo introduzido este conceito.

Algumas equipes chinesas já elaboram algoritmos com as variáveis físicas de seus jogadores, assim como fez a seleção alemã, que conquistou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, que de acordo com diversos analistas, contribuiu para sua vitória.

Os jogadores alemães foram monitorados pela gigante alemã do software SAP, cujo vice-presidente, Jan Schneider, mostrou em Pequim as possibilidades de sua empresa, que começará a atuar na China em 2017.

“Seus resultados são especialmente bons em ligas ainda não tão desenvolvidas, ou de divisões inferiores”, afirmou Schneider.

Uma das perguntas que surgiu nas conferências, e que deu título a um dos debates, é se a análise de dados, ligada ao desenvolvimento do futebol de base que está tendo início na China, pode servir efetivamente para que nasça neste país um jogador com a genialidade de Lionel Messi.