Manifesto e Programa SOBERANO Manifesto e Programa SOBERANO | Page 13

Convocamos, não a classe política estabelecida, mas os mais de 12 milhões de brasileiros que, diariamente e durante uma vida inteira, se dirigem a algum posto público a empregarem suas capacidades e suas energias na construção desse país. São cidadãos que, na conta de suas capacitações profissionais e pessoais, alcançaram, por mérito, um papel de destaque entre seus pares, conquistando o honroso direito de, na linha de frente, servirem e defenderem este país: nossas famílias, nossa história, nossos patrimônios, nossa cultura, nossas infraestruturas, nossos interesses comerciais, enfim, tudo o que nos é valioso, importante.

Lutaremos para que as instâncias técnicas do Brasil sejam valorizadas e ouvidas, que reforcem e enriqueçam o debate público sobre questões que afligem todo o povo. Que todo novo quadro seja constituído em virtude de reconhecida demanda pública e conforme os mais claros critérios de seleção e reconhecimento. Que o público se faça realmente público e nas várias dimensões possíveis. Que toda conduta contrária seja reconhecida como vergonhosa, imediatamente esclarecida e resolvida. Que estejamos todos atentos a qualquer desvio e que encontremos formas seguras e responsáveis de denunciar e ajudar a extinguir as impropriedades.

Consideramos que funcionários e empregados públicos concursados representam ativo técnico fundamental à realização do Brasil. Merecem e precisam das condições de trabalho básicas para a realização de suas missões e, quando da realização de suas funções, precisam ser adequadamente remunerados e garantidos. Ou seja, a estabilidade e as

12