Uma Definição Bíblica de Igreja
21
multiforme ( Efésios 3:6-10 ). Não é de se admirar que , no final deste capítulo , o espírito de Paulo irrompe na doxologia : “ A Ele seja a glória , na igreja e em Cristo Jesus , por todas as gerações , para todo o sempre . Amém !” ( v . 21 - ARA ).
Nos dias do Novo Testamento , os cristãos se reuniram , durante anos , sem conhecer inteiramente a verdade de um só corpo . Eles não estavam reunidos com base em um corpo porque , claramente , ainda não tinham a revelação disso . Esta expressão “ reunir , baseados na verdade de um corpo ” veio a significar que todos os que estão no corpo automaticamente recebem o direito de gozar de todos os privilégios de uma igreja local ; mas não é assim ! No testemunho cristão , os privilégios não podem ser separados das responsabilidades . Todos os verdadeiros cristãos deveriam fazer parte de uma igreja local , e este é o padrão da prática do Novo Testamento , mas , devido à falta de ensino , à falta de exemplos piedosos , ou ao pecado nas suas vidas , eles não fazem parte da igreja local , embora estejam no corpo e sejam igualmente amados pelo Senhor .
Temos tentado mostrar que a verdade de um só corpo é sublime e sagrada e deveria afetar , profundamente , a nossa atitude para com nossos irmãos em Cristo . Separação é uma verdade santa , mas divisões criadas pelos homens são sempre a obra de Satanás .
A igreja é a plenitude de Cristo ( Efésios 1:23 ). É a plenitude Daquele que , em Si mesmo , está cheio de toda a plenitude de Deus . Esta é uma verdade que excede a nossa compreensão . Fomos tirados da ruína da morte ( Efésios 2:1 ) e da herança da ira ( v 3 ), e fomos , por graça incomparável , trazidos à igreja que é o Seu corpo , a “ plenitude de Cristo ”. Dizemos juntamente com Paulo : “ Ó profundidade das riquezas , tanto da sabedoria , como da ciência de Deus ! Quão insondáveis são os seus juízos , e quão inescrutáveis , os seus caminhos !” ( Romanos 11:33 ).