As Ofertas da Igreja
185
necessitados de Jerusalém ( 2 Coríntios 8:2 ). Paulo ensina , nessa passagem abrangente , que Deus aceita a oferta “ segundo o que qualquer tem e não segundo o que não tem ” ( versículo 12 ). Uma oferta de pouco valor aos olhos dos homens pode ser de grande valor a Deus .
Certo dia , o Senhor Jesus estava sentado perto da arca do tesouro do templo observando os ricos lançando suas grandes ofertas . “ Vindo , porém , uma pobre viúva , depositou duas pequenas moedas .” ( Marcos 12:42 ) Sua oferta valia muito pouco , mas era tudo o que ela tinha , e o Senhor deu grande valor a isso . O contexto dessa passagem é surpreendente . Aconteceu quando o Senhor e Seus discípulos estavam contemplando a grandeza da construção do templo que Herodes , o Grande , havia restaurado . Em contraste com toda essa grandeza , que valor poderia ter a oferta da pobre viúva ? Entretanto ela deu ao Senhor e não ao templo . Se ela tivesse se ocupado com o tamanho e a riqueza da construção , ela nunca teria oferecido o seu sacrifício sincero .
Os ricos podem e devem dar ao Senhor . Paulo escreveu a Timóteo : “ Manda aos ricos deste mundo que ... façam o bem , enriqueçam em boas obras , repartam de boa mente ” ( 1 Timóteo 6:17,18 ). Entretanto , o trabalho de Deus é , na sua vasta maioria , mantido pelos que são pobres neste mundo , mas ricos na fé ( Tiago 2:5 ).
Por que devo dar ?
O Senhor Jesus deu tudo quanto tinha . “ Encontrando uma pérola de grande valor , foi , vendeu tudo quanto tinha e comprou-a .” ( Mateus 13:46 ) “ Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo , que , sendo rico , por amor de vós se fez pobre , para que , pela sua pobreza enriquecêsseis .” ( 2 Coríntios 8:9 )
Eu me lembro do falecido Sr . Benjamim Bradford e da última ocasião quando o ouvi pregar ; ele falou sobre um assunto favorito dele . Lendo em Lucas 16:5 , ele carinhosamente e com poder aplicou a pergunta do mordomo infiel aos crentes : “ Quanto deves ao meu Senhor ?” Que o Espírito Santo possa aplicar a pergunta ao nosso coração !
Um dos temas da epístola aos Romanos é que somos devedores . Paulo começou dizendo que ele era devedor a todos os homens , para levar-lhes o evangelho ( 1:14 ). Ele ensinou que não somos devedores à carne para viver de acordo com os seus desejos ( 8:12 ), mas nossa dívida para com Deus é tão grande , que