Disciplina na Igreja Local
171
Talvez uma palavra de cautela seja necessária aqui . Homens sábios irão fazer o possível para determinar o grau de culpabilidade . Uma diferença deve ser feita quando há uma dúvida sobre a saúde mental da pessoa envolvida .
Nos nossos dias , quando é lícito apostar em loterias , o cristão que se ocupa nisso é culpado de um ato de avareza e deve ser julgado pela igreja local onde ele está em comunhão . Os irmãos que tratam desses problemas modernos necessitam de muita sabedoria . Dificilmente seja necessário afastar uma pessoa da comunhão por ter comprado um bilhete de loteria . Porém , se um membro da igreja aceitasse os ganhos da loteria , ele teria de ser afastado com sincera preocupação e oração pela sua restauração .
Disciplina por idolatria
Um idólatra era uma pessoa que se curvava aos ídolos do mundo pagão . Ligado aos templos dos ídolos havia muitas formas de imoralidade . Tendo sido salvo de tais condições ( 1 Coríntios 6:9-11 ), mas estando cercados por elas , os convertidos em Corinto precisavam de um aviso especial . Novamente , a igreja local deveria julgar somente um ato consumado . Somente Deus pode julgar pensamentos maus no coração .
Disciplina por maldizer
Maldizer é difamar com o propósito de destruir o outro . É diferente de falar mal , pois é direcionada contra a autoridade divinamente constituída . Vemos isso no seu uso em Judas 8,9 e II Pedro 2:10-12 . Quando um cristão professo fala contra os presbíteros , com o propósito planejado de tirar-lhes a responsabilidade que o Espírito Santo lhes deu , ele é um maldizente . Não se trata duma pessoa que perde a paciência e fala coisas pelas quais se arrepende logo em seguida . É possível maldizer qualquer cristão , mas o pecado de maldizer , nas duas passagens do Novo Testamento onde temos ilustrações disto ( Judas e 2 Pedro 2 ), é a atitude errada contra uma autoridade divinamente constituída , que é geralmente expressa em explosões de fala , que enfraquecem ou tentam enfraquecer aquela autoridade . Novamente repetimos que a única autoridade que os presbíteros possuem é a autoridade da Palavra de Deus .
Muitos têm tentado distinguir entre falar mal e maldizer pela maneira como as palavras são faladas ; se forem ditas