17 Tradições
A palavra “ tradição ” muitas vezes tem um significado
pejorativo no Novo Testamento . O Senhor Jesus disse aos fariseus , em Mateus 15:3 : “ Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição ?” A isso podemos acrescentar as palavras de Marcos 7:8 : “ Porque , deixando o mandamento de Deus , retendes a tradição dos homens ”. Muitos dos ensinos escritos e falados dos rabis de Israel , que eram uma ampliação das Escrituras , haviam aumentado no decorrer dos séculos , de sorte que , em volume , excediam em muito às Escrituras . A tragédia é que eram considerados como tendo a mesma autoridade que as Escrituras , e o Senhor Jesus disse aos fariseus que eles haviam até substituído as Escrituras pelas tradições .
Ninguém , nos dias do Novo Testamento , conhecia melhor o efeito maligno das tradições dos anciãos do que Paulo . Ele falou para o rei Agripa II : “ Conforme a mais severa seita da nossa religião , vivi fariseu ” ( Atos 26:5 ). Escrevendo aos gálatas ele disse : “ E , na minha nação , excedia em judaísmo a muitos da minha idade , sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais ” ( Gálatas 1:14 ). No entanto , esse mesmo homem , em pelo menos três ocasiões , usou esta mesma palavra “ tradições ” para se referir aos ensinos dos apóstolos , seu próprio ensino e escritos e o modelo de como viver que ele deu aos seus convertidos .
1 Coríntios 11:2 : “ De fato , eu vos louvo , porque em tudo vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vô-las entreguei ”