Mulheres Piedosas das Primeiras Igrejas Locais
143
perguntar ao seu marido sobre o conteúdo da sua tagarelice ? “ Tagarelar ” significa conversar incessantemente e tolamente . É sobre isso que a esposa pergunta ao seu marido , ou ela pede informação ?
A palavra traduzida “ falar ”, no versículo 34 , é muito comum no Novo Testamento . Na verdade ela é usada vinte e quatro vezes neste capítulo . Nem aqui , nem em qualquer lugar no Novo Testamento é usada referindo-se a “ tagarelar ”.
Outros dizem que Paulo mudou de ideia entre os capítulos 11 e 14 desta carta , isto é , que ele dá permissão para as mulheres falarem na igreja , mas , depois de considerar melhor o assunto , ele retira essa permissão . É impossível conciliar esses pontos de vista com inspiração .
Outro ponto de vista é que a passagem não se aplica à igreja local , mas orar e profetizar em alguma outra esfera . Se essa interpretação fosse correta , como explicaria as palavras de 11:16 , “ Nós não temos tal costume , nem as igrejas de Deus ?” Parece , para o escritor deste livro , que a ocasião quando a mulher deve demonstrar sua sujeição é quando os homens estão presentes no ajuntamento ! Dá sentido dizer que uma mulher poderia liderar em oração pública , ou profetizar publicamente numa reunião que não fosse da igreja ? Que tipo de reunião seria esta ? Todo testemunho público está relacionado a uma igreja local .
A maneira mais fácil de entender 1 Coríntios 11:5 é ver que ali Paulo está tratando da cabeça coberta e , no capítulo 14 , ele está tratando do silêncio das irmãs . Havia muitos assuntos para corrigir nessa epístola , e ele trata deles por ordem e individualmente . A confusão em Corinto era tal que não seria forçar a imaginação achar que as irmãs estavam participando audivelmente em oração e em exclamações extáticas .
A proibição em 1 Coríntios 14:34,35 é clara e fácil de entender , a não ser que leiamos a passagem com ideias pré-concebidas . As mulheres devem ficar caladas na igreja . “ As mulheres estejam caladas nas igrejas , porque lhes não é permitido falar ; mas estejam sujeitas , como também ordena a lei .” As mulheres têm outras esferas de ação igualmente importantes . O privilégio espiritual para homens e mulheres é idêntico ( Gálatas 3:28 ), mas a atividade espiritual não é a mesma .
A passagem de Timóteo fortalece a interpretação dada à passagem de Coríntios . “ Quero , pois , que os homens ( sexo masculino )