142 Mulheres Piedosas das Primeiras Igrejas Locais
prudentes , a amarem seus maridos , a amarem seus filhos , a serem moderadas , castas , boas donas de casa , sujeitas a seu marido , a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada ” ( Tito 2:4,5 ).
A graça da sujeição
O ensino das Escrituras eleva as mulheres a um plano muito nobre : “ Vós , maridos , amai vossas mulheres , como também Cristo amou a igreja , e a si mesmo se entregou por ela ” ( Efésios 5:25 ). Quando este tipo de amor impera no lar não será difícil para a mulher ser sujeita ao seu marido . “ Assim como a igreja está sujeita a Cristo , assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos .” ( versículo 24 ) Sujeição não é inferioridade , pois , se isto fosse verdade , a sujeição do Homem , Cristo Jesus , ao Seu Pai abrangeria a sugestão blasfema de que Ele é inferior na Divindade .
Mulheres cristãs que conhecemos , em todas as partes do mundo , não contestam o ensino das Escrituras de que a mulher deve estar sujeita a seu marido no lar , nem o fato de tomarem uma posição de sujeição na igreja local . Elas creem na Bíblia e se curvam ao seu ensino . Não é necessário escrever isso como um corretivo , mas , sim , como uma explicação da prática da igreja local .
O silêncio das mulheres na igreja local
Há três passagens no Novo Testamento que devemos considerar : 1 Coríntios 11:3-5 , 14:34,35 e 1 Timóteo 2:8-15 . Muitos têm encontrado dificuldade na afirmação de Paulo : “ Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça ” ( 1 Coríntios 11:5 ). Alguns dizem que Paulo está permitindo à mulher participar audivelmente em oração e profetizar na igreja de Deus em Corinto . Para contornar a proibição de que as mulheres devem permanecer em silêncio na igreja ( 14:34 ), eles afirmam que Paulo não está proibindo a participação normal na igreja , mas está proibindo as mulheres de “ tagarelar ” entre si durante a reunião . Isso é muito interessante , pois ilustra como é possível colocar uma interpretação pessoal nas Escrituras . A primeira evidência contra essa interpretação é ler o versículo que segue , “ E , se querem aprender alguma coisa , interroguem em casa a seus próprios maridos ; porque é indecente que as mulheres falem na igreja ” ( versículo 35 ). Será que a mulher deve