128 Comunhão entre Igrejas Locais
paredes brancas , e uma com o telhado verde , mas nenhuma tinha uma porta marrom nem janelas pretas . Ele continuou descendo a rua devagar até que viu uma casa com telhado verde , paredes brancas , porta marrom e janelas pretas , e , então , ele tinha certeza de que tinha encontrado a casa certa . Essa é uma ilustração bem simples , mas muito adequada para se identificar uma igreja local verdadeira .
Há muitos graus de conformidade à Palavra de Deus . Como podemos determinar qual grau de conformidade é necessário ? Como podemos saber quando Deus considera um ajuntamento como um castiçal em uma determinada localidade ? O fato maravilhoso é que o Senhor nunca nos convidou a fazer qualquer julgamento . Graças a Deus que não , pois poderíamos cometer alguns erros terríveis . A responsabilidade de cada cristão é buscar sinceramente se conformar , pessoalmente , à Palavra de Deus e , se possível , fazer parte de uma igreja local que segue o modelo dado por Deus .
Entretanto , a pergunta persiste ; o que se fará em relação aos grupos que não se conformam com o modelo ensinado por Deus ? Raramente há oportunidade de instruí-los mais perfeitamente , pois , em muitos casos , não é o caso de nunca terem sido ensinados , mas de terem se afastado da verdade antes apreciada . Alguns têm chegado ao ponto de argumentar que esse afastamento é um progresso . Eles professam ser motivados por amor na sua comunhão com muitas coisas que não são bíblicas . É um afastamento grave do padrão bíblico ter associações com as denominações e trazer para dentro das igrejas locais professas , erros do denominacionalismo , tais como um “ pastor local ” ( veja o capítulo 9 ). Entretanto , é uma dieta espiritual muito pobre se alimentar de afastamentos e fracassos . Devemos deixá-los com o Senhor e não nos envolver no seu afastamento , pois , no próprio contexto de comunhão entre igrejas locais , somos avisados sobre o perigo de nos tornar participantes dos pecados de outros ( 1 Timóteo 5:22 ).