Comunhão entre Igrejas Locais
127
Os castiçais tinham um centro comum , e , assim , cada um tinha a mesma ligação com o Senhor no meio . Tal era também o seu elo um com o outro , o Senhor no seu meio . Uma boa analogia é pensar em uma roda com aros , cada aro saindo do cubo central e , no entanto , uma roda sem borda ou pneu . Não havia ligação entre um castiçal e o outro , a não ser pelo Senhor no meio . O Senhor fez uma inspeção detalhada de cada uma dessas igrejas locais , mas nunca culpou uma pelo pecado ou falha de outra . Cada uma tinha de prestar contas a Ele , individualmente . Assim é com as igrejas locais até os nossos dias .
Cada igreja local é um testemunho individual , com sua própria base de ouro , “ Porque ninguém pode pôr outro fundamento , além do que já está posto , o qual é Jesus Cristo ” ( 1 Coríntios 3:11 ). Uma igreja local não é responsável pela conduta de outra e não deve interferir no governo de outra igreja local . Nenhuma igreja local tinha um lugar de maior proximidade ou autoridade do que outra , pois todas tinham a mesma ligação com o próprio Senhor . Talvez o lugar onde a figura retrate com mais clareza essa verdade do Novo Testamento seja na relação entre os castiçais . Os homens estão constantemente querendo colocar “ uma borda com pneu ” na “ volta dos aros ”, ligando um grupo ao outro para formar algo “ maior , melhor e mais unido para que o mundo saiba que não somos tão pequenos ”. Todas estas tentativas humanas de organização são afastamentos das Escrituras e somente nos transformariam em outro grupo sectário com nossa própria forma de organização . Cuidado com todas estas tentativas de ter um nome em comum , seja qual for o nome , além do nome do Senhor Jesus Cristo , ou de unir-se sob algum tipo de denominador comum !
Tal esforço de se organizar produziu , inicialmente , as denominações , e as igrejas locais são um protesto contra esse sistema , qualquer que seja a sua forma .
Um jovem cristão pode perguntar : “ Mas como vou identificar uma igreja local bíblica ?” Muitos anos atrás , ouvi um querido amigo dar a seguinte ilustração . Ele fora convidado a ir à casa de outro cristão para jantar e estava recebendo instruções de como chegar lá . Era uma cidade onde não havia números nas casas , então , seu amigo disse que a casa dele tinha um telhado verde , paredes brancas , uma porta marrom e janelas pretas . Quando meu amigo encontrou a rua certa , ele viu várias casas com