Livros Reunidos ao seu nome | Page 124

122 Comunhão entre Igrejas Locais
Isso foi uma expressão de comunhão . Não foi um mandamento . Não houve nenhuma exigência por alguma organização . Foi uma expressão da apreciação por uma igreja que havia trazido o evangelho a eles e havia enviado irmãos amados para ensiná-los a verdade de Deus . O elo foi formado por causa da devoção ao mesmo Senhor e a apreciação e a prática das mesmas verdades . Nessa primeira menção de comunhão entre igrejas locais , cremos que temos um modelo claro .
Paulo e Barnabé foram recomendados pela igreja local em Antioquia à obra para a qual o Senhor os havia chamado ( Atos 13:2 ). Esta primeira viagem missionária os levou ao norte , para Antioquia da Pisídia e Icônio , Listra e Derbe . Almas foram salvas e igrejas plantadas e ensinadas ( Atos 14:21,23 ). Depois dessa viagem frutífera , eles retornaram a Antioquia , “ e , quando chegaram e reuniram a igreja , relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles , e como abrira aos gentios a porta da fé ” ( versículo 27 ). Os mensageiros saíram da igreja local em Antioquia e retornaram a ela com notícias do seu trabalho e de como Deus os havia abençoado , e assim um elo de amor foi formado entre a igreja que recomendou e as novas igrejas locais que foram formadas .
No próximo capítulo , Paulo e Barnabé foram enviados a Jerusalém pela igreja em Antioquia ( Atos 15:3 ). Eles foram recebidos pela igreja em Jerusalém “ e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles ” ( versículo 4 ). Um problema muito sério havia surgido , ameaçando o cumprimento da comissão de pregar o evangelho ao mundo gentio . Os judaizantes que tinham vindo de Jerusalém para a Antioquia estavam dizendo : “ Se vos não circuncidardes … não podeis salvar-vos ” ( Atos 15:1 ), e homens de igual pensamento em Jerusalém se levantaram , dizendo “ que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés ” ( versículo 5 ). Se tais homens tivessem prevalecido , o evangelho cristão teria sido reduzido a uma mera forma de fazer os gentios se tornarem judeus . O cristianismo teria se transformado numa mera seita judaica .
Agora , vejamos como a comunhão entre as igrejas funciona . Os presbíteros da igreja em Jerusalém eram responsáveis pela igreja ali , não pelas igrejas na Síria , Pisídia e Licaônia . Muitos dizem que os apóstolos estavam presentes na igreja em Jerusalém , e isso é verdade , mas mesmo assim esse é o modelo que ainda seguimos , e não temos apóstolos . A razão pela qual a igreja em