12
Sistemas de libertação controlada de fármacos
Sistemas transdérmicos
Os lipossomas são vesículas de forma esférica compostas por uma ou várias bicamadas fosfolípidicas. Estas vesículas podem ser utilizadas numa grande variedade de patologias, pois permite a encapsulação de compostos de carácter hidrofílico, hidrofóbico e anfipático e a libertação controlada do conteúdo encapsulado por difusão e/ou por erosão da vesícula.
Os sistemas de libertação de fármacos que recorrem a lipossomas apresentam grande eficácia, contornando dificuldades da utilização de alguns fármacos.
Lipossomas
Os sistemas transdérmicos possibilitam que os fármacos ultrapassem a barreira cutânea da pele atingindo rapidamente a corrente sanguínea.
Estes sistemas permitem manter a concentração de fármaco constante por um maior período de tempo, proporcionando uma libertação controlada e prolongada dos princípios ativos. Uma das grandes desvantagens deste sistema é o facto de não se poder aplicar a todas as terapias farmacológicas e, como nem todos os fármacos possuem características que possibilitem a penetração cutânea, o uso dos sistemas transdérmicos é limitado a poucas substâncias químicas.