•
É aconselhável levar camisola, casaco ou corta-vento, luvas, gorro e lenço para proteção de pescoço e cabeça principalmente quando as condições atmosféricas assim o obrigam.
Para algumas corridas pode ser necessário levar: Mochila (ajustável ao corpo para não incomodar na movimentação); Águas; Alimentos nutritivos; Polainas (impede a entrada de pedras, lama, etc.); Bastões de caminhada (consoante o terreno e ajuda no equilíbrio); O telemóvel (extremamente útil em caso de emergência); um mapa da área; Bússola e/ou GPS; Lanterna; Protetor Solar (consoante a hora e o tempo).
É importante referir que os equipamentos necessários para praticar a modalidade de trail podem ser variados, pois derivam das características do local, condições meteorológicas do local, condições meteorológicas e necessidades do praticante.
Relativamente aos ténis, estes devem ser específicos para a modalidade, sendo diferentes dos de corrida de estrada por terem mais rigidez para proteger os pés de choques contra obstáculos, maiores aderências a superfícies e diminuírem o atrito.
•
- Tentar manter uma caminhada constante e energética;
- Dar passadas mais curtas;
- Manter uma boa postura (tem um efeito direto na respiração e também no alívio em caso de dor nas costas);
- Se ocorrer perda de muita energia e ritmo, ao subir, deve-se alterar imediatamente de corrida para caminhada, mantendo um ritmo rápido, mas adequado ao nível de exaustão do praticante;
•
- Manter uma postura correta, evitando inclinar-se para trás;
- Manter constantemente atenção no caminho (focar-se no trail para tentar visualizar sempre possíveis obstáculos e características deste);
- Encurtar a passada;
- Manter o tronco numa posição minimamente estagnada e permitir os outros membros fazerem apenas movimentos necessários e controlados;
•
- Tendo em conta as características desta atividade e dos terrenos onde é praticada, uma queda é um dos cenários a considerar como prováveis (especialmente em descidas), pelo que é fundamental saber como cair de modo a evitar lesões maiores.
- Parar a queda e enrolar-se sobre si mesmo, evitando paragens bruscas com utilização de mãos, procurando manter o corpo relaxado e flexível, protegendo a cabeça:
- Adequar a velocidade e força da passada na corrida em função do tipo de terreno onde se desenrola.
- Tomar decisões rápidas acerca da maneira de evitar obstáculos (saltando, passando por cima, passando ao lado);
Equipamentos , técnicas e boas práticas