Lais de Guia
Órgão oficial da Região de Lisboa
« Os maiores inimigos do crescimento são a falta de motivação e o comodismo : quando não se sabe onde se quer chegar e existe contentamento em ficar onde se está .»
A par do esforço de consciencialização das Direcções de Núcleo , está igualmente em curso um plano de expansão regional já apresentado em Kantakye , prevendo iniciativas tendentes à reactivação de Núcleos ou à filiação de outros novos .
O sentido desta iniciativa visa preferencialmente a articulação com grupos informais de antigos escuteiros que se disponham a considerar integrar a FNA ou com Agrupamentos do CNE que se encontrem informados da natureza e objecto da FNA e tenham identificado Caminheiros em situação de partida ou outros antigos escuteiros potencialmente interessados numa experiência escutista adulta .
A Direcção Regional tem manifestado a sua preocupação com algumas situações de aparente marasmo em Núcleos regionais , sendo cada vez mais premente responsabilizar quem efectivamente se acomode , sem procurar crescer , sem buscar dinâmica , sem saber onde pode e deve chegar . Qualquer Núcleo nesta circunstância rapidamente irá definhar , pelo que a Direcção Regional permanecerá muito atenta nesta matéria .
Por outro lado , os novos Estatutos da FNA vieram trazer maior responsabilidade , em particular no que concerne à admissão excepcional de associados que não realizaram um percurso escutista no CNE .
Por conseguinte , a Direcção Regional entende que a capacitação dos seus Núcleos passa em grande parte , também , pela formação dos seus elementos ( incluindo Direcções ) e de todos os candidatos a Associados , nos termos previstos em Regulamento e em conformidade com a Norma Interna n .º 1 / 2017 da Região de Lisboa .
Por essa razão , a Direcção Regional tem apoiado activamente as iniciativas nesse sentido da Direção Nacional e do respectivo Departamento Nacional de Formação , designadamente na divulgação , sensibilização e apoio à realização dos cursos base e de gestão , prevendo para breve a realização de curso de aprofundamento .
Pretende-se dessa forma criar condições para acolher condignamente novos associados , apostando fortemente na formação como elemento essencial para o Conhecimento e para a Qualificação dos nossos Escuteiros Adultos .
« Enquanto os Grupos e as Patrulhas não estiverem acostumados a acampar , ainda não começaram a ser Escuteiros .»
Preparar o ACAREG de 2017 foi o primeiro grande projecto desta Direcção Regional . O passo inicial consistiu na definição , junto dos Núcleos de Lisboa , de uma Comissão responsável pelo apoio à realização desta iniciativa ( localização , conteúdos , etc .).
Pretendeu-se uma iniciativa o mais participada possível , considerando a repercussão que dali iria decorrer para a afirmação da
importância e da capacidade dos Escuteiros Adultos , designadamente perante outras organizações escutistas .
O ACAREG de Lisboa realizou-se no espaço do Centro Escutista do Oeste ( Salir do Porto ), a 1 e 2 de Julho , e contou com a participação e o entusiamos de vários elementos da FNA , incluindo da Região de Braga e do Núcleo de Almeirim ( Santarém ).
Tomando por base as avaliações realizadas por cada participante , a Direcção Regional considera superados os objectivos propostos , não sem antes registar , contudo , que o capítulo da participação poderia ter apresentado números mais
14