império romano. O imaginário não poderia ser outro que não explorar a presença romana na região já que Tresminas é história romana e as nossas atividades só poderiam estar repletas dessa nossa história.
LdG: Seremos todos “romanos” neste ACANAC? Poderá haver espaço para bravos resistentes “lusitanos”?
Seremos todos Fraternos em festa romana.
A História que envolve Tresminas não contempla difíceis batalhas nem confrontos com lusitanos.
A presença romana foi imprescindível mesmo para o desenvolvimento da região, sendo Tresminas um ponto de referência entre Bracara Augusta (Braga) e Aquae Flavie (Chaves), importantes localidades romanas na altura.
A presença romana potenciou o desenvolvimento da região, pelo que os bravos e resistentes lusitanos não foram assim tão expressivos naquela altura.
Iremos reviver os bons tempos da presença romana na região.
Haverá festa, convívio e muita cultura para (re)descobrir.
LdG: Existe já muita informação disponível sobre o ACANAC 2018 e a equipa organizadora também tem sido incansável na realização de várias sessões de esclarecimento pelo País. Que aspectos da actividade podem ser salientados?
Desde uma primeira abordagem à nossa atividade que tentamos passar a informação que será uma atividade que vai privilegiar o estarmos em campo, que estamos a preparar uma atividade que assenta em convívio e fraternidade e muita vivência em campo.
Haverá, obviamente, a vertente cultural e o conhecer da região que nos acolhe, mas o que pretendemos verdadeiramente nesta atividade é sermos Escuteiros em campo.
O desafio é enorme, mas o contacto com a Associação, nestas várias sessões de esclarecimento e proximidade que as regiões nos estão a proporcionar, tem sido, de facto, muito profícuo e temos saído muito satisfeitos com a recetividade da nossa Atividade.
Desde logo, temos tido a preocupação de salientar que haverá número limitado de participantes de modo a que possamos proporcionar uma atividade com qualidade e segurança e que todos os Associados deverão inscrever-se o mais cedo possível.
LdG: E o que fica das acções de divulgação do ACANAC 2018?
Primeiro, e antes de mais, agradecer a forma como temos sido acolhidos.
De facto, a nossa missão fica muito mais rica e facilitada pela forma como temos sido recebidos nas diversas regiões por onde tivemos o privilégio de divulgar a nossa Atividade.
Depois, temos sentido que as ações de divulgação, mais do que divulgar, têm tido o fundamental objeto de esclarecer e temos que registar com satisfação a grande participação e interesse demostrados pelos Associados.
Sentimos que há uma grande expectativa relativamente a esta atividade e que há um interesse muito vivo em obter informação e esclarecimentos.
Temos tido também a oportunidade de registar os mais diversos contributos e sugestões, alguns que já aproveitamos para enriquecer este nosso projeto.
14 / Lais de Guia