Julio trabalho Desaing Escsitos | Page 5

5. ESCITOS

Pouco antes de terminar o curso, decidiu que estava na hora de “procurar uma coisa a sério”. Através da participação no Pitch Bootcamp, que decorreu na Escola, ficou com os contactos de algumas empresas e acabou por conseguir um estágio de três meses na Ellephant Comunicação. “Na altura, estava a tirar o curso ao mesmo tempo e andava entre Benfica-Algés, Algés-Benfica, depois ia a casa, chegava super tarde. Mas era o ritmo de que eu gostava”, confessa.

No final do estágio, saiu da agência e integrou a equipa da Miligrama – Comunicação em Saúde, onde trabalha atualmente como consultora de comunicação e relações públicas.

Sair da zona de conforto

Na Miligrama, Catarina colabora com associações de doentes ou sociedades científicas, uma área na qual não se via a trabalhar. “Gosto sempre de aprender coisas diferentes e ver outras abordagens, porque acho que não nos devemos limitar a uma área”, explica.

As suas tarefas vão desde “o famoso clipping” à calendarização e gestão de redes sociais dos clientes, comunicados de imprensa e propostas de entrevistas para os vários meios de comunicação social. “Quando olhamos para nós, já o dia passou e parece que precisávamos de mais horas”, reflete.

Após ter tido duas experiências de trabalho em agência, a ex-aluna confessa que gostaria de, um dia, vir a trabalhar para um cliente. O que mais fascina a escsiana na área das Relações Públicas é “conseguir arranjar soluções para os problemas dos clientes” e estabelecer relações entre as marcas e os seus stakeholders.

Uma fase de crescimento

“Eu cresci muito aqui na ESCS”, assume Catarina, explicando que os trabalhos e os desafios propostos pelos docentes, ao longo do curso, contribuem para que os alunos sejam “mais metódicos” e tenham, até, “uma maneira de falar diferente, mais técnica e virada para a nossa área”, fazendo com que evoluam “enquanto pessoas e profissionais”. A jovem destaca, também, o facto de o curso ter disciplinas relacionadas com as outras licenciaturas da Escola, o que permite aos estudantes “ter uma noção” dos conceitos e da parte técnica de todos os ramos da Comunicação.

Já com o E2, aprendeu a gerir o seu tempo, mediante a panóplia de tarefas que tinha para fazer ao longo do dia. “Nós ganhamos um método e eu, pelo menos, já não consigo deixá-lo”, conclui.

Por fim, desafiámos Catarina Seixas a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.

O telemóvel.

Uma música ou uma banda.

John Legend.

Um filme ou um realizador.

The Greatest Showman, de Michael Gracey.

Um livro ou um escritor.

Almeida Garrett ou Eça de Queiroz.

Uma série.

9-1-1.

Um programa de televisão.

Brainstorm (RTP).

Uma referência na área das Relações Públicas.

Prof. João Simão.

Quando for grande, quero ser…

Quero ser aquilo que ainda não fui.