Julio trabalho Desaing Escsitos | Page 4

Catarina Seixas é licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e trabalha como consultora de comunicação e relações públicas na agência Miligrama – Comunicação em Saúde.

Perfecionista por natureza, as 24 horas do dia são escassas para Catarina Seixas concretizar tudo o que se propõe a fazer. Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), a escsiana divide o tempo entre um trabalho a full-time e alguns eventos de moda, cultura e lifestyle, as áreas que a fazem feliz. Pelo meio, escreve, ainda, alguns artigos para uma revista online.

Um arrependimento que correu bem

Catarina conheceu a ESCS na Futurália e confessa que, no final do Ensino Secundário, “não sabia muito bem o que é que queria fazer”. Gostava das áreas das quatro licenciaturas da Escola, em especial, a de Relações Públicas, mas também tinha interesse por cursos de outras instituições. Por isso, no ato de candidatura, colocou a ESCS em segunda opção. “Foi muito peculiar, porque, em setembro, quando estava prestes a saber onde é que ia ficar [colocada], pensava mas eu quero ir para a ESCS! Porque é que eu pus a outra escola em primeiro?”. Quando saíram os resultados, a escsiana fez “uma festa” por não ter entrado na sua primeira escolha e poder inscrever-se como aluna de RPCE.

Catarina entrou, assim, para a ESCS, em 2014. “Com o avançar do tempo, com todos os trabalhos que vamos fazendo, com os desafios, nós vamos crescendo. E eu apaixonei-me pelo curso”, confessa a ex-aluna, que, hoje em dia, não se vê “a fazer outra coisa”.

A dedicação ao E2

Catarina foi parte ativa do programa de televisão da Escola, desde o 1.º ano de licenciatura. Apesar de gostar de todas as atividades extracurriculares, a escsiana confessa que se identificava mais com o E2, por ter “um bocadinho de tudo”.

4. ESCITOS

Começou por fazer gestão de redes sociais e, passado pouco tempo, foi convidada a assumir o cargo de Responsável de Comunicação. “Aprendi a lidar com pessoas diferentes e a gerir uma equipa. Foi o meu desafio”, refere. Em paralelo, Catarina também dava apoio à equipa de Produção, como assistente.

A ex-aluna defende que o E2 dá, aos estudantes, “o contacto com o mundo lá fora”. “Nós estávamos a trabalhar para nós, aquilo que fizéssemos era uma mais-valia para o nosso futuro”, reflete.

Erasmus em Barcelona

No 3.º ano, Catarina esteve um semestre na Facultat de Comunicació i Relacions Internacionals Blanquerna, em Barcelona, ao abrigo do programa Erasmus+. “Foi uma experiência totalmente diferente”, conta.

Da escola espanhola, destaca o acolhimento por parte dos docentes, que tinham a preocupação de tentar perceber as dificuldades dos estudantes estrangeiros, e o convívio com colegas de diferentes países, apesar de o grupo ser maioritariamente português. “Juntámo-nos com italianos, com pessoas do Uruguai, de Nova Iorque, da Bélgica, do Canadá. Era um grupo muito giro!”, lembra.

Durante a sua estadia, a escsiana aproveitou, também, para conhecer a cidade. “Parece que Barcelona é um mundo à parte, porque a cultura é totalmente diferente, tens comida e atividades próprias”, explica. Catarina destaca o fato de ter ido no 5.º semestre e de ter tido a oportunidade de acompanhar todas as festividades de final de ano, como o Halloween, o Natal e as festas religiosas. Para conseguir usufruir de tudo o que Barcelona tinha para oferecer, ao contrário dos seus colegas, que iam frequentemente a casa, a escsiana só veio a Portugal no Natal. “Às vezes, apertavam as saudades […] mas ou aproveitava uma coisa, ou outra”, recorda.

Percurso Profissional

Na reta final do curso, a escsiana conciliou o seu trabalho no E2 com outros projetos.

Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Após a experiência de mobilidade académica, já em Portugal, Catarina começou a colaborar com a revista online Rua de Baixo, para a qual ainda hoje escreve artigos pontuais sobre temas relacionados com cultura e lifestyle. “Gosto muito de escrever e do conceito de lifestyle e de tudo aquilo que nos faz sentir bem”, confessa, justificando a sua veia jornalística.

CATARINA SEIXAS

Entrevistas