Julio trabalho Desaing Escsitos | Page 15

15. ESCITOS

Para além do núcleo de Audiovisual da Escola, o ex-aluno fez, também, parte do E2, no último ano, com o objetivo de aprofundar a vertente de realização. No programa de televisão da ESCS, aprendeu a “resolver no momento”. “Tinha de criar uma história com as câmaras e tentar tornar a conversa interessante e dinâmica para quem está a ver em casa”, explica. Por vezes, ajudava, também, na edição de vídeo.

O ex-aluno defende que, apesar de a licenciatura ser “bastante importante para [adquirir] ferramentas e maneira de pensar”, a vertente prática das atividades extracurriculares permite aos estudantes tornarem-se “verdadeiros alunos de AM”, pois, “no fundo, são a mão na massa da Comunicação”.

Percurso profissional

Ainda no decorrer do curso, Tiago desenvolveu conteúdos de vídeo para a ION Card Game. Quando terminou a licenciatura, fez um estágio de motion graphic na SIC, de forma a aprofundar conhecimentos. Depois, apostou numa formação na World Academy (WA), para tirar uma especialização na mesma área. O escsiano lembra que, na altura, não tinha como suportar os custos do curso, pelo que concorreu a uma bolsa-estágio e a um concurso, no qual tinha de produzir um vídeo para o Facebook, acabando por ganhar ambos.

Enquanto se candidatava à WA, Tiago foi enviando currículos para empresas. Ao mesmo tempo que ingressou na World Academy, foi chamado para um estágio nos canais TV Cine. “Ia trabalhar de manhã para a TV Cine, tirava o curso e, depois, ia para estúdio com o David Carreira”. Enquanto estagiário da WA, uma das funções do escsiano era produzir conteúdos para os parceiros da escola, dos quais o cantor fazia parte.

Após os seis meses de estágio na TV Cine, Tiago foi convidado a integrar a equipa, ao mesmo tempo que surgiram mais três propostas de trabalho. Uma delas era um contrato com a Social Animals, onde o escsiano acabou por ficar.

De freelancer a sócio da Social Animals

Tiago conheceu o seu atual chefe, enquanto produzia vídeos para o David Carreira, na World Academy. A Social Animals, agência de produção de conteúdos para Facebook e Instagram, era a responsável pelas redes sociais do cantor. “[Os donos] já tinham uma empresa montada, mas ainda não havia um espaço físico nem condições para ter trabalhadores a tempo inteiro. Então, eu trabalhava como freelancer”, explica. Quando a empresa “começou a ganhar forma”, Tiago foi convidado para ser sócio.

Diariamente, o jovem produz um pouco de tudo, a nível de conteúdo visual. “Basicamente, o meu dia a

dia é Illustrator, Photoshop, After Effects e Premiere”, conta. Como sócio, a sua função passa, também, por angariar novos colaboradores. “Tentamos procurar gente que seja polivalente, porque [em redes sociais] tens de ir diversificando formatos”, esclarece.

Devido às valências do curso de AM, Tiago enaltece a mais-valia de ter escsianos na equipa. Em 2017, a empresa desenvolveu a campanha #OndeEstáoÓscar, para a qual contribuíram, também, os ex-alunos João Ruivo e Mariana Lamas. Atualmente, Tiago e Susana Raposo (ex-aluna de AM e antiga produtora do E2), são os escsianos que integram a equipa, de 10 pessoas.

Tiago considera que o seu “caminho é [trabalhar em] agência, porque consigo fazer um bocado de tudo”, o que não acontece em televisão, que está estruturalmente dividida por áreas. “[Na Social Animals], tens os criativos, há colegas que resolvem mais uma área e outros outra, mas, se quisermos dar inputs, estamos ali todos”, refere.

Basquetebol e Teatro

Não é só o audiovisual que preenche os interesses de Tiago. O escsiano jogou basquetebol durante sete anos e foi, inclusivamente, juiz da modalidade, de forma a ganhar algum dinheiro para os seus gastos, enquanto ainda estudava.

Outra das suas grandes paixões é a representação. O ex-aluno explica que fez teatro até ao 12.º ano de escolaridade. “Quando entrei na ESCS, devido ao nAV, acabei por abandonar. Depois, voltei e, de vez em quando, vou fazendo peças”, conta.

Influências escsianas

Tiago defende que, ao contrário de outras escolas, com um ensino mais teórico ou vocacionado somente para uma área, a ESCS oferece todas as bases para que os estudantes possam, futuramente, desenvolver a vertente que mais os cativa. O escsiano diz que gosta “tanto do curso” que o resultado dos testes psicotécnicos da sua irmã, que está a terminar o Ensino Secundário, foi Audiovisual e Multimédia. “Acho que é o melhor curso que existe e recomendo-o a toda a gente que queira seguir estas áreas”, afirma.