Jornal Pontivírgula | Novembro | Page 7

ATUALIDADE

“É uma situação muito perigosa e muito séria”, ainda acrescentou o xerife Honea numa das suas conferências de imprensa aquando da deflagração dos fogos.

Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, partiu para o Twitter para culpar as autoridades californianas pela sua “absoluta má gestão” e dizer que não há motivo para “estes massivos, mortais e penosos” incêndios. O aquecimento global pode ter contribuído um pouco” para a progressão das chamas, mas “o maior problema é a gestão”, insistiu o presidente norte-americano em declaração à Fox News, também enviando a sua solidariedade para a família das vítimas e para os bombeiros envolvidos. Na região de Los Angeles, com o chamado “Woolsey Fire”, houve muitas estrelas da música e do cinema que sentiram na pele os desastres do fogo e tentam agora remediar a situação ao ajudar as suas comunidades. Miley Cyrus e o companheiro Liam Hemsworth, Gerard Butler e Neil Young foram alguns dos muitos que perderam a casa devido às chamas, e usaram as suas plataformas para alertar para os seus seguidores ajudarem com o que conseguissem para apoiar as vítimas e os bombeiros envolvidos no desastre. Cyrus doou também 500 mil dólares (aproximadamente 431 mil euros) à Malibu Foundation de modo a ajudar as vítimas com problemas monetários, assim como a atriz Sandra Bullock doou 100 mil doláres (aproximadamente 88 mil euros) à Humane Society of Ventura County, de modo a ajudar os animais domésticos e selvagens envolvidos nos incêndios.

Incêndios desta dimensão na Califórnia estão a tornar-se cada vez mais frequentes e violentos, visto que quatro dos cinco incêndios mais destrutivos da história do estado ocorreram nos últimos seis anos.

Foi descoberto um exoplaneta a meros seis anos luz de distância da Terra.

Com uma massa três vezes superior à do nosso planeta, este super-planeta também orbita uma estrela individual, a estrela de Barnard.

Porém, segundo o astrónomo que a caraterizou, esta é uma estrela anã, o que significa que é mais fria, mais antiga e com uma massa muito inferior à do Sol. A temperatura na superfície do planeta deve rondar os - 170ºC, tornando-o inóspito para a vida como a conhecemos.

Ainda assim, segundo Rodrigo Díaz, astrónomo da Universidade de Buenos Aires, esta descoberta é uma “peça fundamental para a compreensão da formação e evolução planetária”. É o resultado de vinte anos de recolha de dados, o que faz dela uma das mais longas campanhas de observação astronómica.

Foi descoberta uma Nova Super-Terra

Filipa Henrique