Jornal Pontivírgula | Novembro | Page 6

Chamas consomem a Califórnia e fazem 76 vítimas mortais

Mafalda Wilton Correia

A norte e sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, deflagraram três frentes de fogo violentas no dia 9 de novembro. O incêndio, considerado o mais mortífero da história da Califórnia desde que há registo, consumiu 572 quilómetros quadrados e fez 76 vítimas mortais.

As várias frentes avançaram rapidamente, alimentadas por ventos fortes, destruindo dezenas de milhares de edifícios e obrigando ao encerramento de escolas, ao corte de estradas e à evacuação de mais de 52 mil pessoas das suas casas. A maior das frentes do fogo, chamada de “Camp Fire” e localizada a nordeste de São Francisco, devastou completamente a cidade de Paradise e destruiu parcialmente as localidades vizinhas de Magalia e Concow. Os outros fogos estavam localizados a norte de Los Angeles e em Malibu. Só em Paradise quase 10 mil casas foram destruídas, das 27 mil existentes na cidade. Até à data continuam mais de mil pessoas desaparecidas e o número de mortos continua a aumentar todos os dias.

É o incêndio com mais vítimas mortais desde o ano de 1933, quando um fogo em Griffith Park, em Los Angeles, que tinha causou 29 mortos. Segundo o xerife do condado afetado, Korey Honea, que tem mantido a situação a par diariamente, encontram-se operações de buscas nos locais para procurar os restos mortais das vítimas e possivelmente identificá-las.

Photo by Justin Sullivan/Getty Images