Jornal EcoEstudantil N.º 39, fev. /jun. 2023 | Page 17

0PINIÃO

Português

U m problema que cada vez é mais frequente nos dias de hoje são as elevadas taxas de abstenção e a importância do voto nos atos eleitorais .

Antes de mais , é importante perceber o que é a abstenção . Segundo a Infopédia ( dicionário online da Porto Editora ), a abstenção define-se como a recusa voluntária numa eleição . Se olharmos para as primeiras eleições por sufrágio universal direto em Portugal , realizadas em 1976 , a taxa de abstenção foi de apenas 8,5 %. Comparando com as últimas eleições legislativas , é possível afirmar que a abstenção aumentou para 48,6 %, segundo o Pordata . Isto significa que quase metade dos portugueses não se deslocaram às urnas para exercer o seu direito de voto .
Hoje em dia , temos a democracia e a liberdade como dados adquiridos , mas nem sempre foi assim . O país viveu durante 41 anos numa ditadura e foi preciso lutar para que o direito ao voto se tornasse uma realidade . Eu acredito que a História tem que ser recordada , principalmente na população mais jovem , que não viveu no tempo de Salazar e nunca viu a sua liberdade condicionada . Mas , afinal , por que é tão importante votar ? O voto é um dos símbolos máximos de uma democracia e o ato de votar coloca todos os cidadãos no mesmo patamar , visto que todos os votos têm o mesmo valor . A meu ver , é de extrema importância participar nos atos eleitorais , para que não sejam os outros a escolher por nós . Imaginemos que na eleição da associação de estudantes eu não votei , porque preferi ficar a conversar com uns colegas durante o intervalo . Ao sair o resultado da eleição , vence uma lista que durante o ano não fez absolutamente nada para melhorar o espaço escolar , nem para proporcionar aos alunos um bom ano letivo . Que credibilidade tenho eu agora para me queixar da associação de estudantes , se , quando tive a oportunidade de escolher e tentar fazer a diferença , não fiz nada ?
O voto é a voz do povo
Por Margarida Pereira , 11 .º C1
Outro dos motivos pelo qual considero importante votar prende-se com o facto de percentagens elevadas de abstenção poderem dar
origem à demagogia . A democracia não é um dado adquirido , e votar é uma maneira de dizer “ olá , eu estou aqui , sou cidadã deste país , estimo a minha liberdade e tenho uma opinião ”. Quando a minha mãe me perguntava o que eu queria jantar , eu respondia quase sempre “ não sei , escolhe tu ”, até que chegou o dia em que ela deixou de me perguntar e passou a escolher sozinha , porque já sabia qual era a minha resposta . É isto que vai acontecer se deixarmos de votar , os políticos vão deixar de nos perguntar o que queremos e vão decidir tudo sozinhos , podendo abrir-se o caminho para o regresso da ditadura . Votar , para além de ser um direito pessoal , é também um dever cívico , e julgo que ao votarmos estamos a preservar e mostrar algum respeito por aquilo que muita gente lutou para que acontecesse .
Em suma , o voto é a voz do povo , e , quando não exercemos o nosso direito de voto , estamos a deixar os outros escolherem por nós e perdemos a credibilidade ao nos queixarmos se as coisas não forem do nosso agrado . Ao votarmos , para além de impedirmos o regresso da ditadura , estamos a preservar e a respeitar a luta que muitos tiveram para que hoje pudéssemos votar .
Termino apelando ao voto , seja em eleições autárquicas , legislativas , europeias , para a associação de estudantes , delegado de turma ou qualquer outra . Votem ! Porque só assim podemos contribuir para um mundo mais livre e democrático .
Página 17