Jornal do Clube de Engenharia 576 (Março de 2017) | Page 2

BNDES AMEAÇADO – UM RETROCESSO INADMISSÍVEL !
2
www . clubedeengenharia . org . br EDITORIAL

BNDES AMEAÇADO – UM RETROCESSO INADMISSÍVEL !

EXPEDIENTE
Ao longo das seis décadas e meia de sua existência o BNDES vem cumprindo sua missão de promover e contribuir para o desenvolvimento brasileiro , com eficácia e efetividade . Nesse período os cenários nacionais e internacionais mudaram significativamente . A evolução tecnológica , as necessidades e os anseios da população brasileira e as alterações geopolíticas que ocorreram , tornaram mais complexo realizar tal objetivo . No entanto , o BNDES desempenhou o seu papel , atuando sempre em um nível de excelência .
Diversos motivos propiciaram esse fato , cabendo aqui mencionar os três mais importantes : ( i ) a excelente capacitação técnico-profissional das pessoas que lá trabalham , assegurada no ingresso por concursos públicos e , posteriormente , por programas adequados de gestão de pessoas , e pela experiência adquirida ao longo da carreira ; ( ii ) a exigência de decisão do colegiado de diretores para a concessão de apoio financeiro , sempre com respaldo em parecer técnico conclusivo , elaborado por equipe multidisciplinar ; ( iii ) o BNDES caracteriza-se legalmente como um órgão de Estado e não órgão de Governo .
Esse último atributo tem bastante relevância , e nem sempre é devidamente considerado . É natural nas democracias a mudança do poder político , por vontade soberana do povo manifestada em processo eleitoral . Essa virtude da democracia implica na transitoriedade dos Governos . Mas outro mérito da democracia é a estabilidade e permanência do Estado , asseguradas pela soberania das leis e dos códigos que lhe dão existência e forma . Assim sendo , é natural que , desde a sua fundação , o BNDES tenha recebido aportes do Tesouro Nacional , de forma diversificada , continuada e crescente , em decorrência da evolução da economia brasileira e das necessidades dos investimentos em atividades produtivas .
Nesse contexto , normas legais já aprovadas , decisões já implementadas e medidas encaminhadas pelo atual governo constituem ameaças potenciais e efetivas à atuação do BNDES , e até à sua própria existência , como órgão de Estado para o fomento de desenvolvimento brasileiro . A Lei n º 13.303 / 2016 , Lei de Responsabilidade das Estatais , e o Decreto
SEDE SOCIAL Edifício Edison Passos
Av . Rio Branco , 124 CEP 20148-900 Rio de Janeiro - RJ Tel .: ( 21 ) 2178-9200 Fax : ( 21 ) 2178-9237 n º 8.945 / 2017 que a regulamenta , estabelecem mudanças na estrutura organizacional do órgão , e encaminham alterações nos critérios de lotação dos cargos de gestão e no próprio funcionamento operacional da entidade . Sendo o BNDES uma empresa pública e não uma sociedade por ações , com a maioria das ações ordinárias pertencentes ao Estado ( empresa estatal ) não há justificativa para diversas dessas mudanças . É inconcebível que se converta o BNDES em uma empresa de “ mercado ” que somente a ele deva se submeter e prestar contas de suas atividades .
Também está em curso o enfraquecimento do BNDES , com a devolução antecipada , ao Tesouro Nacional , de R $ 100 bilhões que compunham parte de seu patrimônio . Está igualmente encaminhada a mudança na destinação de 40 % da arrecadação do FAT que , por lei , se destinam ao BNDES , e passarão a ser alocados aos bancos comerciais . Igualmente avança a revisão das suas políticas operacionais , especialmente na definição da taxa de juros de longo prazo ( TJLP ), buscando aproximá-la das cobradas pelos bancos comerciais privados .
Com tudo isso elimina-se o principal instrumento para o banco de fomento atuar , com eficácia e efetividade , na promoção do desenvolvimento brasileiro . Reorienta-se a atuação de um órgão de Estado com mais de seis décadas de existência e que , hoje , é o maior banco de fomento ocidental . Passa a atuar como banco comercial , descaracterizando seu papel de indutor do desenvolvimento .
O Clube de Engenharia seguirá monitorando a evolução das medidas que vêm sendo adotadas e poderão resultar no desmantelamento do BNDES , com a entrega de seus despojos aos abutres do mercado financeiro . E , fiel à sua tradição centenária , estará alerta para manifestar sempre que pertinente – e com o vigor necessário – a sua posição .
Com isso espera , juntamente com outras organizações do setor empresarial e da sociedade civil , impedir que se consume o desmonte do BNDES – mais um atentado aos interesses nacionais .
A Diretoria

Clube de Engenharia

Fundado em 24 de dezembro de 1880
comunicacao @ clubedeengenharia . org . br www . clubedeengenharia . org . br
UNIDADE ZONA OESTE Estrada da Ilha , 241
Ilha de Guaratiba Telefax : 2410-7099
PRESIDENTE Pedro Celestino da Silva Pereira Filho
1 o VICE-PRESIDENTE Sebastião José Martins Soares
2 o VICE-PRESIDENTE Márcio João de Andrade Fortes
DIRETORA DE ATIVIDADES INSTITUCIONAIS Maria Glícia da Nóbrega Coutinho
DIRETORES DE ATIVIDADES TÉCNICAS Artur Obino Neto Carlos Antonio Rodrigues Ferreira João Fernando Guimarães Tourinho Márcio Patusco Lana Lobo
DIRETOR DE ATIVIDADES SOCIAIS Bernardo Griner
DIRETOR DE ATIVIDADES CULTURAIS Cesar Drucker
DIRETORES DE ATIVIDADES FINANCEIRAS Leon Zonenschain Luiz Oswaldo Norris Aranha
DIRETORIA DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS Carmen Lúcia Petraglia João Fernando Guimarães Tourinho
CONSELHO FISCAL Ayrton Alvarenga Xerez Denise Baptista Alves Eliane H . Camardella Schiavo Marco Aurélio Lemos Latgé Mauro Orofino Campos
CONSELHO EDITORIAL Alcides Lyra Lopes Ana Lúcia Moraes e Souza Miranda Carlos Antonio Rodrigues Ferreira Fátima Sobral Fernandes José Carlos de Lacerda Freire José Stelberto Porto Soares Luiz Alfredo Salomão Maria Helena Diniz do Rego Monteiro Gonçalves Mariano de Oliveira Moreira Newton Tadachi Takashina Sérgio Medina Quintella
REDAÇÃO Editora e jornalista responsável : Tania Coelho , Reg . Prof . 16.903 Textos : Rodrigo Mariano , Reg . Prof . 32.394 / RJ , Carolina Vaz , Reg . Prof . 0037449 / RJ e Verônica Couto Editoração : Aline Tavares Bezerra Produção : Espalhafato Comunicação Fotos : Fernando Alvim / Arquivo Clube de Engenharia Colaboração : Marcia Ony Impressão : Folha Dirigida

2