6
www . clubedeengenharia . org . br
tecnologia
Um plano de longo prazo para construir cidades inteligentes
Foto : Pixabay
6
Em Curitiba , Paraná , 100 % dos prédios públicos são integrados por fibra óptica
A primeira consulta pública realizada pela Secretaria de Informática do governo federal para identificar tópicos-chave que possam viabilizar projetos de Internet das Coisas no Brasil foi encerrada na primeira semana de fevereiro ( dia 6 ), com cerca de 2.000 contribuições enviadas à plataforma Participa . br . As informações coletadas vão se somar ao Estudo de IoT ( do inglês Internet of Things ) que está sendo realizado pelo consórcio formado pela Mckinsey , o CPqD e o escritório Pereira Neto – Macedo Advogados , contratado pelo BNDES em convênio de Cooperação Técnica entre o banco e o Ministério da Ciência , Tecnologia , Inovação e Comunicação . O objetivo é produzir um diagnóstico e propor ações para geração de valor no país com a Internet das Coisas , um dos elementos básicos para a formação de cidades inteligentes .
A Internet das Coisas envolve a conexão de dispositivos e objetos ( nas indústrias ou no cotidiano doméstico ) à Internet e a outras redes de dados , permitindo o monitoramento de operações a distância , o rastreamento de equipamentos , a intervenção remota e automática , acionando ou desligando sistemas . “ A Internet das Coisas torna possível monitorar e gerenciar operações a centenas de quilômetros de distância , rastrear bens que cruzam o oceano ou detectar mudanças na pressão sanguínea de um diabético , que poderia ser sinal de um ataque cardíaco ”, afirma a justificativa que apresenta a consulta pública .
Para a engenheira Márcia Antônio da Silva , especialista na área de iluminação , a capacidade de monitorar as atividades que acontecem na cidade para captar informações e tomar decisões é o que define as cidades inteligentes . “ O conceito envolve casos em que todas as facilidades da cidade – polícia , bombeiro , estacionamento , iluminação , entre outras – estão conectadas ”, diz . Por exemplo , o acompanhamento do tráfego de veículos para determinar os intervalos dos sinais . No caso da iluminação pública , ela observa que seria possível acoplar câmeras aos postes para obter registros de atropelamentos , acidentes , que , em caso de vítimas , permitiriam acionar imediatamente o link da polícia , do bombeiro ou do hospital mais próximo . “ E se o hospital não tivesse disponibilidade para o socorro , passaria automaticamente para outro ”, explica . “ De modo que o atendimento se tornasse mais rápido e eficiente .”
De acordo com o texto da consulta da Secretaria de Informática , estimase que já existam mais de 15 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo , incluindo smartphones e computadores . A previsão é de que sejam 35 bilhões em 2025 , ou cinco vezes a população mundial . No conceito das cidades inteligentes , essas conexões devem ter o cidadão e suas necessidades no centro das novas aplicações e dos investimentos em serviços públicos .
O programa Cidades Digitais , criado em 2012 para melhorar a gestão pública e os serviços oferecidos à população , aumentar a transparência do setor público , democratizar o acesso à Internet e apoiar o desenvolvimento local , já está funcionando em 71 municípios de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal . No ano passado , passou a desenvolver ações na área de Internet das Coisas , e foi rebatizado como Cidades Inteligentes . Além de rede de fibras ópticas , as cidades devem receber aplicativos para o monitoramento inteligente de serviços como iluminação , trânsito e segurança .
De acordo com dados do MCTIC , em duas chamadas públicas , nos anos de 2012 e 2013 , o programa selecionou 334 municípios , com base no número de habitantes e nos índices de desenvolvimento e acesso à Internet . O investimento previsto até a conclusão do programa é de mais de R $ 241 milhões que serão aplicados na construção de 987 quilômetros de redes , na conexão de mais de 6.000 pontos e na implantação de 840 praças de acesso gratuito à Internet .
Na opinião de Márcia Antônio , os maiores desafios para o avanço das