9
OUTUBRO DE 2016
Debates contribuem para aproximar estudantes de engenharia
Estudantes de engenharia acompanham sessões do Conselho Diretor , participam de reuniões das Divisões Técnicas Especializadas , integram grupos e organizam debates
O Clube de Engenharia trabalha , em movimento crescente , via Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia ( SAE ), uma programação permanente de debates sobre temas ligados à engenharia e à conjuntura nacional , tanto no âmbito das Divisões Técnicas Especializadas da instituição quanto nas universidades . Também o Conselho Diretor tem contado com a presença de estudantes das engenharias , que se atualizam a cada sessão sobre o que há de relevante no cenário nacional .
Em setembro , entre outros encontros , cerca de 40 estudantes do curso de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ( CEFET ), de Nova Friburgo , puderam conhecer o Clube de Engenharia e as potencialidades da área no país .
Com a palestra do presidente do Clube , Pedro Celestino , em 21 de setembro , sobre " A situação da Engenharia nacional hoje ", o grupo conheceu um pouco mais da centenária história do Clube e os grandes debates nacionais nos quais a entidade atuou e protagonizou . Também foi pauta do encontro a questão das empresas públicas e privadas e a forte pressão que existe hoje para a abertura do país às empresas e profissionais estrangeiros .
" Pudemos ver ainda melhor a função do Clube dentro da engenharia , na luta pela valorização do engenheiro ", afirmou Marcelo Almeida , estudante do CEFET e presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica ( DAEL ). Segundo afirmou , a palestra ampliou a visão dos estudantes a respeito das possibilidades de trabalho em todo o país , por ser o Brasil uma nação ainda com muito a construir , em áreas pouco desenvolvidas . Marcelo Almeida afirmou que a apresentação foi um sucesso e os estudantes se mostraram muito interessados em se aproximar e atuar junto ao Clube de Engenharia .
O evento , que firmou a parceria entre o diretório acadêmico e a SAE , marcou a comemoração de um ano do DAEL , que é o diretório mais antigo da unidade de Nova Friburgo , apesar de o curso de Engenharia Elétrica ser o mais novo . Segundo o presidente do diretório , com um ano de atuação as ações dos alunos têm feito visível diferença no campus .
Ciência e Tecnologia
A transformação do Ministério da Ciência e Tecnologia ( MCT ) em Ministério da Ciência , Tecnologia , Inovações e Comunicações ( MCTIC ) e outras ações que afetam diretamente a indústria nacional foram questões centrais no debate " O fim do MCTI e os impactos na produção científica em engenharia ". Realizado em 4 de outubro , na
Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ ), o encontro foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes , DCE Mário Prata , e integrou a extensa programação do mês de outubro da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia .
Em seguida a uma breve retrospectiva dos rumos da economia brasileira desde o governo Getúlio Vargas , passando pela industrialização e conquista de relativa autonomia , o presidente Pedro Celestino afirmou que decisões que extinguem órgãos fundamentais na área de ciência e tecnologia , como as medidas recentes , contribuem de maneira decisiva para o desmonte da indústria nacional . Significam , afirma , um retrocesso de 70 anos para o país e deixam evidente que os que geram a economia nacional com esta visão não têm compromisso com o desenvolvimento brasileiro e não aceitam que o Brasil , uma das 10 maiores economias do mundo , tenha deixado de ser meramente agroexportador .
Também participaram do debate Luiz Pinguelli Rosa , ex-presidente da Eletrobras e ex-diretor-geral da Coppe-UFRJ , Tatiana Roque , presidente da Associação de Docentes da UFRJ ( Adufrj ), com a presença , entre outros , de estudantes que atuam na Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia .
Salomão e Guarnieri : democratas refletem sobre corrupção
Foi lançado em setembro , pela Editora Nitpress , o livro Corrupção : Como e por quê o seu dinheiro sai pelo ladrão , de autoria do conselheiro Luiz Alfredo Salomão , com extenso currículo na vida pública , e do respeitado cientista político Fernando Guarnieri , destacado estudioso do tema em pauta . Com ilustrações de Chico Caruso e Renato Aroeira a publicação traz , em momento extremamente oportuno , densa reflexão sobre a corrupção na política . Oferece ao leitor que vivencia hoje , quase que diariamente , o vasto noticiário sobre corruptos e corruptores , o que há de mais inovador no campo da teoria , da elaboração legislativa , da criação e funcionamento de agências de controle , do Ministério Público e do Judiciário , fruto de criteriosa pesquisa de seus autores .
Qualidade dos autores garante a importância da obra .
9