Jandira através da lentes de um fot[ografo 1 | Page 6

O voo do Biguá
Segundo a “ Wiki Aves ...” O biguá ( Phalacrocorax brasilianus ) é uma ave suliforme da família Phalacrocoracidae , Ave aquática , mergulha em busca de peixes e permanece um bom tempo debaixo d ’ água , indo aparecer de novo bem lá na frente , mostrando apenas o pescoço para fora d ’ água ”. Observando seu voo é possível perceber a sua grande envergadura e sua espetacular capacidade de observar , avaliar e capturar sua presa em grande velocidade . É um mergulho por vezes demorado causando no observador uma apreensão quanto à sobrevivência do pássaro , mas decorrido alguns instantes é possível vê-lo emergindo com sua presa no longo bico .
Mas há outro Biguá . Semelhante a ave este também é hábil em observar , mergulhar e capturar sua
presa . Neste caso não se trata de uma ave , mas de um ser humano , incapaz de voar por meios próprios , mas com uma visão e percepção tão aguçada quanto ao pássaro que o permite avaliar o objeto desejado e poeticamente enquadrá-lo e efetuar o registro para a posteridade . Seus instrumentos de trabalhos não são as asas e afiado bico e sim lentes e máquinas fotográficas que registram imagens do cotidiano e nos permitem mergulhar no passado e através das fotografias somos levados como por um portal do tempo a lembranças de tempos memoráveis .
Muitas vezes a inspiração do artista se apresenta multiforme , mas ela preferencialmente vem pelo olhar e são poucas as pessoas que conseguem no cotidiano avaliar a beleza e a singeleza de uma paisagem , mesmo quando a realidade não se mostra tão bela e dotada de perspectiva de melhoras pelas circunstâncias . No caso do senhor Anthero Correa de Godoy Filho ou simplesmente Biguá , sua visão aguçada , percepção e alma de poeta foram capazes de efetuar registros maravilhosos de uma cidade e de seu povo .
Biguá viu no cotidiano de sua cidade a beleza oculta em suas esquinas , entrada e saída em seu relevo acidentado , no verde de suas paisagens . Lá está entre muitas fotografias a venda do Góes tendo ao fundo o precário acesso aos bairros do Ouro Verde a Alvorada . Quem conheceu a construção , seu dono e clientes é convidado através das imagens a experimentar sensações guardadas na memória .
6