OPINIÃO DO CIO
Vimos notícias interessantes de grandes investimentos de gigantes do setor financeiro usando IA para potencializar os produtos , a experiência do cliente , bem como aumentar a eficiência ou a rentabilização dos ativos .
Neylson Crepalde , CTO , A3Data
Por que a IA generativa está revolucionando o setor financeiro ?
Neylson Crepalde , CTO da A3Data , discute sobre como a IA generativa tem revolucionado o mercado financeiro , por meio de serviços diferenciados que intensificam a experiência com o cliente , conforme as necessidades apresentadas no momento
A grande repercussão da Inteligência Artificial ( IA ) generativa , assim como o impacto desse tipo de tecnologia no setor financeiro , não são assuntos novos . Entretanto , vivemos um cenário inédito em que toda essa movimentação está deixando o primeiro momento do hype generalizado e passa a apresentar soluções tangíveis para problemas reais do mercado .
Nas últimas semanas , vimos notícias interessantes de grandes investimentos de gigantes do setor financeiro usando IA para potencializar os produtos , a experiência do cliente , bem como aumentar a eficiência ou a rentabilização dos ativos . É o caso do JP Morgan , terceira maior organização do mundo da área , que registrou recentemente a patente do indexGPT .
Essa ferramenta nada mais é que uma IA generativa que se propõe a funcionar como um assessor , trazendo informações referentes ao setor , além de dar conselhos sobre investimentos . A tecnologia e os dados que a sustentam são , na opinião do CEO da empresa , Jamie Dimon , fundamentais para o sucesso e o futuro da organização .
Pouco tempo antes , a agência de notícias Bloomberg também anunciou o BloombergGPT , uma IA generativa
44 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt