Intelligent CIO LATAM Edição 27 | Page 76

P po T cnológico
As empresas precisam agir agora e investir em gestão de bots e prevenção online que possam identificar e interromper a automação sofisticada que visa APIs e lógica de negócios de aplicativos .
A Imperva foi pioneira na documentação dessas tendências anuais com o objetivo de conscientizar sobre os riscos comerciais associados à atividade de bots maliciosos .
Entre 2020 e 2021 , o relatório se referia aos bots maliciosos como a pandemia da Internet , à medida que a automação se tornava mais sofisticada . Através do armazenamento de inventário e da raspagem de dados , os bots tornaram mais difícil para os humanos agendarem consultas para a vacina contra a COVID-19 ou comprarem consoles de jogos .
“ Os bots evoluíram rapidamente desde 2013 , mas com o surgimento da Inteligência Artificial generativa , a tecnologia evoluirá a um ritmo ainda maior e mais preocupante nos próximos dez anos ”, disse Karl Triebes , vice-presidente sênior e gerente-geral de Segurança de Aplicações da Imperva .
“ Os cibercriminosos aumentarão seu foco em atacar os pontos de extremidade de API e a lógica de negócios de aplicativos com automação sofisticada .
Como resultado , a interrupção dos negócios e o impacto financeiro associados aos bots maliciosos se tornarão ainda mais significativos nos próximos anos ”, comp , etou Triebes .
Principais descobertas do Relatório de Bots Maliciosos da Imperva de 2023 :
• Os bots maliciosos estão se tornando cada vez mais sofisticados e difíceis de detectar . Em 2022 , a proporção de bots maliciosos classificados como ‘ avançados ’ representou mais da metade ( 51,2 %) de todo o tráfego de bots maliciosos . Em comparação , o nível de sofisticação de bots maliciosos em 2021 foi de 25,9 %. Isso é identificado como uma tendência preocupante para as empresas , pois os bots maliciosos avançados usam as técnicas mais recentes de evasão e imitam de perto o comportamento humano para evitar a detecção , alternando entre IPs aleatórios , entrando por meio de proxies anônimos e alterando identidades ;
• Os ataques de roubo de contas ( ATO ) aumentaram 155 % em 2022 . Além disso , 15 % de todas as tentativas de login nos últimos 12 meses , em todas as indústrias , foram classificadas como roubo de contas . Os cibercriminosos usam bots maliciosos para facilitar ataques de preenchimento de credenciais e ataques de força bruta , pois a
76 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt