Intelligent CIO LATAM Edição 27 | Page 37

FALANDO DE

‘‘

Negócios

Nos últimos anos , o mercado se acostumou com a abundância na área de tecnologia . Passamos por momentos nos quais empresas do setor , startups e áreas de tecnologia de médias e grandes companhias expandiram suas estruturas , em um fluxo que parecia não ter fim , com muitas contratações de desenvolvedores , por exemplo . No entanto , como tudo na vida , mudanças ocorrem . Tudo mudou , e rapidamente . Da mesma forma em que a pandemia acelerou esse movimento de contratação , como apertar o botão de acelerar o áudio do WhatsApp , temos o princípio de uma desaceleração para acompanhar os movimentos da economia .

As incertezas políticas e econômicas globais e do Brasil , além da conta deixada pela pandemia , somados a um cenário de guerra , mudou o ambiente que tínhamos . Os fundos de investimento começaram a buscar apenas negócios sustentáveis em vez de realizar inúmeras apostas muito arriscadas . Como o crédito no mercado em geral para financiamentos ficou caro , investidores passaram a preferir negócios de baixo risco que são boas alternativas , ainda mais em momentos de juros altos .
Todo esse panorama fez a lógica , que antes visava crescimento , trazer novamente o foco central para a lucratividade . Parece estranho falar assim , mas é o que de fato aconteceu . Empresas apertaram o freio no aumento de tamanho para voltar a atenção para a performance e rentabilidade . Com isso , muitas ações passaram a ser necessárias e , uma delas , envolve os tão falados layoffs .
Os layoffs são ações de redução de equipe , com colaboradores demitidos para reduzir custos ou reorganizar a estrutura da companhia . Nas organizações de tecnologia , os layoffs são geralmente justificados como necessários para melhorar o foco e a eficiência do negócio . Embora possam ter um impacto devastador para os funcionários afetados , as empresas geralmente se beneficiam com a redução de custos e a possibilidade de concentrar recursos em projetos que geram mais retorno financeiro .
Por isso temos acompanhado as grandes empresas de tecnologia reduzindo seus tamanhos , demitindo ou congelando vagas . Esse cenário tem sido bastante comum , mas , apesar de parecer totalmente negativo , tem um lado importante para as organizações . Em muitos casos , significa a sobrevivência imediata ou o ajuste da estratégia para o crescimento a longo prazo .
Essas reestruturações levam importantes lições para as companhias , inclusive mostrando a necessidade de ter mais critérios para as iniciativas de inovação e tecnologia , passando a ter dois condutores claros : aumento de receita ou redução de custos para preservar as margens .
Rafael Cichini , Chief Marketing Officer ( CMO ) e Business Director da SQUADRA
Essas reestruturações levam importantes lições para as companhias , inclusive mostrando a necessidade de ter mais critérios para as iniciativas de inovação e tecnologia .
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 37