Intelligent CIO LATAM Edição 26 | Page 69

TECNOLOGIAS INTELIGENTES // Tecnologia Verde

O futuro dos data centers na América Latina : A implementação de tecnologias sustentáveis e eficientes

Sistemas de resfriamento eficientes como o da Telefónica podem reduzir significativamente o consumo de energia do centro de dados associado aos sistemas de gerenciamento térmico . No caso da América Latina e do Caribe , a busca por eficiência energética no setor de tecnologia é um desafio permanente . O BID espera que a demanda por serviços dobre nos próximos 20 anos .
A busca pela sustentabilidade tornou-se um tópico significativo para a indústria , razão pela qual muitas empresas estão adotando infraestruturas de centro de dados mais eficientes e sustentáveis . Por exemplo , uma empresa mineradora chilena implementou unidades de fonte de alimentação ininterrupta Vertiv Liebert APM com baterias de íon-lítio , reduzindo custos operacionais e pegada de carbono .
Em outro caso , uma das principais organizações de TI na América Latina reduziu significativamente suas emissões de carbono ao implementar fontes de energia renovável e sistemas de gerenciamento térmico altamente eficientes , contribuindo para um índice de eficiência energética notável ( PUE ) de 1,08 .

A indústria de centros de dados atualmente consome entre 1 % e 3 % da eletricidade mundial e é responsável por 0,5 % das emissões de CO 2

, o que poderia aumentar em até 20 % até 2025 , de acordo com informações citadas pelo Data Center Market . Com isso em mente , a região tem histórias de sucesso para contar sobre a Implementação de tecnologias sustentáveis e eficientes .
A Telefónica S . A . desejou atualizar a infraestrutura de seu centro de dados colombiano com uma solução personalizada que incluía sistemas de gerenciamento , distribuição elétrica e monitoramento , além de serviços de instalação e suporte profissional para implementar soluções de resfriamento eficientes para o centro de dados na sede da Celta .
Com o apoio da Vertiv , a Telefónica não apenas modernizou sua infraestrutura , mas também conseguiu reduzir o consumo de energia de 68 kW / h para 41 kW / h , com economia de 40 % nas unidades de tratamento de ar ao aproveitar as vantagens operacionais da planta de resfriamento de free-cooling . Dados da indústria mostram que os sistemas de gerenciamento térmico de TI representam quase 40 % do consumo total de energia em um centro de dados típico .
Ao mesmo tempo , uma empresa paraguaia desenvolveu uma solução para alimentar bases de rádio para telefones celulares com energia solar – tornando possível oferecer um fornecimento de eletricidade mais confiável em uma área com baixa densidade populacional e sem serviços telefônicos existentes . Os resultados do projeto incluíram a implementação de resfriamento otimizado para o centro de dados e um aumento contínuo na eficiência energética .
Devido à taxa de crescimento anual composta ( CAGR ) de 7,52 % estimada entre 2021 e 2026 na construção de centros de dados na América Latina , de acordo com a Mordor Intelligence , a implementação de tecnologias que reduzam a pegada de carbono deve ser uma prioridade para a região . Algumas dessas estratégias incluem :
1 . Uso de energia renovável : A adoção de fontes renováveis , como energia solar ou eólica , pode reduzir significativamente a pegada de carbono .
2 . Projetos modulares : A infraestrutura de centro de dados modular está ganhando destaque nas estratégias de sustentabilidade dos operadores , devido à capacidade de adicionar capacidade relativamente rápido em comparação com outras opções e de integrar novas tecnologias eficientes ao projeto e aos processos de fabricação , como sistemas de resfriamento e energia inteligentes . p
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 69