Intelligent CIO LATAM Edição 26 | Page 68

TECNOLOGIAS INTELIGENTES // Segurança Empresarial

Aumento , intensificação e diversificação de ciberataques na América Latina

A

SonicWall , líder em inteligência de ciberataques e dados comprovados de ransomware , divulgou hoje a sua atualização do Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall para o Meio do Ano de 2023 . O relatório semestral revela uma contínua evolução de comportamentos táticos de cibercriminosos digitais , à medida que optam por diferentes tipos de ataques maliciosos em comparação com anos anteriores .
Em geral , as tentativas de intrusão aumentaram , lideradas pelo maior volume global de cryptojacking da SonicWall , à medida que os cibercriminosos abandonaram os ataques tradicionais de ransomware em favor de meios mais cautelosos de atividade maliciosa .
Os dados sugerem que um maior controle por meio de regulamentações contra crimes cibernéticos , penalidades rigorosas e a recusa das vítimas em pagar os resgates exigidos alteraram o comportamento criminoso e concentraram as ameaças em outras fontes de renda .
Apesar da redução de 77 % no número de ataques de ransomware na região , de 28 milhões para mais de 6 milhões , no mesmo período entre 2022 e 2023 , países como o México foram os mais afetados , estando em sexto lugar mundialmente entre os países com maior número de ataques de ransomware , superado apenas pelos Estados Unidos , Alemanha , Reino Unido , Áustria e Espanha . No entanto , as tentativas de invadir máquinas pessoais e empresariais na América Latina aumentaram em 14 %.
Isso ocorre porque os hackers encontram pontos de entrada fracos , colaboradores com pouca proteção em seus dispositivos de trabalho e pessoais e pouco treinamento para lidar com ataques eventuais . Da mesma forma , mais de oito milhões de ataques de IoT foram registrados na região , um aumento de 164 % ( 3.232.664 ) em relação ao mesmo período do ano passado .
Isso se traduz em um maior interesse por parte dos cibercriminosos em realizar ataques sensíveis e mais abrangentes em direção aos elementos cotidianos da automação residencial e de escritório – que vêm experimentando um aumento na adoção .
Os ciberatacantes veem mais e melhores oportunidades ao entrar em um terreno fértil para o roubo de dados e informações pessoais e financeiras dos consumidores desse tipo de tecnologia . Os cibercriminosos usam ferramentas e táticas cada vez mais avançadas para explorar e extorquir dinheiro das vítimas .
Embora o ransomware continue sendo uma ameaça , os pesquisadores de ameaças da SonicWall Capture Labs preveem mais atividades patrocinadas por estados visando um conjunto mais amplo de vítimas em 2023 , incluindo PMEs , entidades governamentais e grandes empresas .
O Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall para o Meio do Ano de 2023 oferece insights sobre uma variedade de ameaças cibernéticas , incluindo :
• Malware – O malware na América Latina aumentou (+ 19 %), sugerindo uma migração geográfica no comportamento dos ciberatacantes , à medida que eles se deslocam de pontos tradicionais de mira para locais mais oportunistas .
• Ransomware – Embora as estatísticas globais de ransomware tenham apresentado uma queda de – 41 %, o segundo trimestre sugere um possível aumento , já que aumentou em 73,7 % em comparação com o primeiro trimestre .
• Malware de IoT – O volume global aumentou em 37 %, totalizando quase 78 milhões de ataques até o final de junho .
• Ameaças criptografadas – Outra abordagem mais cautelosa adotada pelos cibercriminosos nos últimos seis meses foram as ameaças criptografadas , que aumentaram (+ 22 %) globalmente .
A Inspeção em Tempo Real de Memória Profunda ( RTDMI ) da SonicWall identificou um total de 172.146 variantes de malware nunca antes vistas no primeiro semestre de 2023 , representando uma diminuição (– 36 %) em relação ao ano anterior . Isso sugere que os cibercriminosos estão gastando menos tempo em pesquisa e desenvolvimento e mais tempo em ataques baseados em volume , usando ferramentas de código aberto com menos probabilidade de serem interceptadas .
Além disso , parece que os atores de ameaças estão tirando proveito de ferramentas existentes , confiando naquelas que tiveram sucesso comprovado . p
68 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt