Intelligent CIO LATAM Edição 26 | Page 37

FALANDO DE

‘‘

Negócios

Executivos , analistas do setor e líderes de opinião concordam que vivemos na “ era dos dados ”. Hoje , as empresas podem coletar e armazenar uma infinidade de informações a um custo marginal . Por isso , a quantidade de dados coletados , de dispositivos eletrônicos e sensores conectados está crescendo a um ritmo incrível . No setor de varejo , essa explosão de informações vai a um patamar ainda maior com as campanhas de fidelidade , o aumento de transações online , ofertas relâmpagos , scanners de preços , troca de etiquetas nas prateleiras eletrônicas e até com os desafios de controle de segurança quando os funcionários são autorizados a usar seus próprios equipamentos ( BYOD – Bring your Own Device , em inglês ).

Marcelo Sturn , líder de Varejo da Diebold Nixdorf Brasil
Quando se fala em grandes quantidades de dados no retail , muitas pessoas podem pensar também em Inteligência Artificial ( IA ). E por que não ? Já vemos a chegada dessa tecnologia em aplicações de modernos caixas eletrônicos de autoatendimento , na verificação automática de idade , na identificação facial e na confirmação das preferências dos consumidores para direcionamento de produtos e de promoções . Filas de pagamento podem ser reduzidas com o reconhecimento automático de itens e na apresentação de produtos frescos na tela de checkout . Sem dúvida , essas soluções baseadas em dados tornarão as compras de supermercado cada vez mais convenientes , reduzirão o número de intervenções das equipes de apoio , diminuirão custos e , simultaneamente , irão melhorar a experiência de consumo .
Além disso , ao gerenciar e otimizar as operações diárias dos lojistas , o acesso à base de dados é crucial . Basta pensar em informações operacionais como , por exemplo , vendas por metro quadrado , taxa de retenção de clientes , rotatividade de itens , valor médio da transação , performance por funcionário , quantidade de visitantes por dia ou até mesmo tempo médio de permanência . Existem muitos KPIs ( indicadores de performance ) que os varejistas precisam acompanhar para manter seus negócios lucrativos e competitivos .
Quando se fala em grandes quantidades de dados no retail , muitas pessoas podem pensar também em Inteligência Artificial ( IA ). E por que não ?
Nessa jornada , a interpretação dos dados é um fator importante para o sucesso . O tempo de coleta de informações ficou no passado dando espaço para um novo momento de análise e de entendimento sobre como um determinado dado pode ajudar na performance dos negócios . Recomenda-se extrair significado para a imensa quantidade de informações que temos à nossa disposição . No entanto , não é tão fácil interpretá-las de forma a contribuir para o sucesso do varejo , sem antes ter uma estratégia clara e ferramentas inteligentes que tornam a análise assertiva e mais eficiente .
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 37