Intelligent CIO LATAM Edição 24 | Seite 53

DESTAQUE : TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Transformação Digital para as instituições financeiras do futuro

Elias Rogério da Silva , presidente da Diebold Nixdorf Brasil , aborda como a mudança de comportamento de consumidores através de gerações fez com que seja necessário que instituições financeiras invistam em novas formas de propiciar uma experiência cada vez mais ominichannel

O

comportamento dos consumidores de diferentes gerações mudou drasticamente , exigindo que as instituições financeiras estejam aptas para propiciar uma experiência cada vez mais multicanal ( omnichannel ). Para tanto , há um movimento importante de modernização para a Transformação Digital de todos os sistemas bancários , incluindo as redes de caixas eletrônicos e a cadeira de serviços oferecidos aos seus clientes .
Com a digitalização trazida pela pandemia e o surgimento do PIX , houve quem dissesse que o dinheiro em papel perderia importância e que o segmento de caixas eletrônicos poderia ter problemas . Não foi o que ocorreu .
Com o auxílio emergencial no Brasil , a quantidade de dinheiro em circulação cresceu , os caixas eletrônicos ( ATMs , em inglês ) encontraram um novo filão nos bancos digitais e o setor financeiro se adaptou ao PIX , criando serviços . Agora , o advento do Open Banking traz ainda mais oportunidades . O sistema financeiro aberto é um modelo de negócios que se baseia na adoção de novas ferramentas tecnológicas , amplas e padronizadas , criadas para incentivar tanto a qualidade quanto uma maior oferta de produtos e serviços financeiros ao público final .
A movimentação do mercado é grande . Em 2022 , 56 % dos trabalhadores brasileiros já estavam com contas em bancos digitais , indicando a isenção de tarifas como fator decisivo para a adesão . Outros
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 53