Intelligent CIO LATAM Edição 24 | страница 16

NOTÍCIAS

Governo do Equador incentiva a inclusão digital de mulheres

Vianna Maino , ministra de Telecomunicações e Sociedade da Informação do Equador , destacou o trabalho realizado pelo país para reduzir a brecha digital de gênero . A ministra destacou a importância de apoiar e incentivar meninas , jovens e adolescentes interessados em seguir carreira nas áreas de ciência , tecnologia , engenharia e matemática .

Maino falou durante o lançamento do programa American Girls Can Code ( AGCC ), promovido pela União Internacional de Telecomunicações ( ITU ) da ONU , realizado em Quito . Assinalou-se que o Governo do President Guillermo Lasso concede oportunidades de estudo e treinamento para meninas e mulheres jovens , com o objetivo de eliminar a lacuna digital de gênero e maximizar o impacto da inclusão digital .
Para atingir esses objetivos , conta com programas como o AGCC que foi implementado como resultado da cooperação internacional e busca fornecer a meninas e mulheres ferramentas acadêmicas e de trabalho em disciplinas tecnológicas como : programação , robótica , Realidade Aumentada e pensamento computacional .
A ministra destacou ainda outros projetos que beneficiam os cidadãos como os pontos digitais gratuitos , onde os cidadãos acedem à conectividade e à formação sem qualquer custo . Esses pontos recebem uma visita média anual de 5,7 milhões de usuários , dos quais 2,7 milhões são meninas , adolescentes e mulheres . Cerca de 900 desses centros localizados atuam no país , principalmente em áreas rurais e periféricas .

Movistar e Tigo assinam memorando para explorar compartilhamento de rede móvel na Colômbia

Movistar e Tigo , duas operadoras de rede móvel na Colômbia , anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento ( MoU , sigla em inglês ) para explorar a possibilidade de compartilhar suas redes de acesso móvel sob uma nova empresa de infraestrutura de propriedade conjunta .

De acordo com o comunicado , o potencial acordo é promissor para mais de 35 milhões de usuários móveis da Movistar e Tigo . Com o compartilhamento de suas redes , as empresas buscam operar com mais eficiência , otimizar o uso do espectro e gerar recursos adicionais para ampliar a cobertura e melhorar a qualidade do serviço . Além disso , essa colaboração garantiria o cumprimento de todas as obrigações regulatórias relacionadas ao acesso , uso e exploração da rede .
Os principais beneficiários deste acordo são o povo da Colômbia . Alinhada com as metas estabelecidas pelo governo colombiano de alcançar cobertura de internet para 85 % da população , esta parceria aumentará significativamente a conectividade , acesso à informação e serviços digitais . Esses elementos são cruciais para melhorar a educação , a saúde , a inclusão financeira e o empreendedorismo dos 50 milhões de cidadãos do país .
Se o acordo de compartilhamento de rede for concretizado , fortalecerá a cobertura nacional em aproximadamente 10 % do território , beneficiando mais de 700 municípios em toda a Colômbia .
Segundo estimativas das empresas , a rede consolidada otimizaria a qualidade dos serviços móveis nessas áreas . Além disso , a nova empresa de infraestrutura resultante dessa colaboração serviria como plataforma para a implantação de tecnologias móveis avançadas , como 5G .
16 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt