Intelligent CIO LATAM Edição 23 | Page 62

ESTUDO DE CASO

dDesafios de negócios

Em muitos hospitais , as revisões de farmácia clínica são um processo demorado e sujeito a falhas que pode levar a erros médicos , em parte devido ao grande número de medicamentos prescritos todos os dias . Cada receita deve ser lida e avaliada quanto à informação exata do medicamento , dosagem e frequência de aplicação , entre outros dados . As relações entre medicamentos prescritos e outros medicamentos e procedimentos devem ser identificadas – por um número mínimo de farmacêuticos clínicos atuantes nesse processo .
No Hospital Público de Conceição , no Brasil , onde a NoHarm iniciou seu desenvolvimento , são mais de mil pacientes – cada um recebendo de dez a 20 medicamentos por dia – e apenas três farmacêuticos , impossibilitando o atendimento com qualidade e eficiência .
O objetivo da NoHarm é sistematizar as farmácias clínicas integrando os dados dos pacientes para validar as prescrições médicas . Seu objetivo é permitir que os provedores tomem decisões baseadas em Inteligência Artificial ( IA ) para priorizar casos fora do padrão , bem como indicar riscos potenciais nas prescrições de medicamentos .

A NOHARM USA A ORACLE CLOUD INFRASTRUCTURE PARA RASTREAR MAIS DE 2,3 MILHÕES DE PRESCRIÇÕES EM 45 HOSPITAIS , OBTENDO UMA ECONOMIA DE MAIS DE US $ 300.000 .

“ A Oracle nos capacitou com tecnologia , enquanto a parceria Oracle para Startups nos ajudou a revolucionar a farmácia clínica usando IA e a fazer uma contribuição substancial para o sistema de saúde do Brasil ”, disse Henrique Dias , diretor Financeiro da NoHarm .
Por que a NoHarm escolheu a Oracle
A NoHarm selecionou a Oracle porque poderia fazer parceria com o programa Oracle para Startups para desenvolver os algoritmos necessários para continuar seu trabalho para melhorar os resultados dos pacientes em hospitais . A Oracle não apenas forneceu a NoHarm acesso ao poder de computação necessário , mas também forneceu os créditos de nuvem necessários para financiar pesquisas adicionais .
A empresa precisava de unidades de processamento gráfico para desenvolver seus algoritmos com redes neurais . A organização utilizou o Oracle Cloud Infrastructure ( OCI ) e o Oracle Analytics Cloud para desenvolver estudos , analisar dados clínicos e extrair informações . A Oracle forneceu a NoHarm máquinas mais poderosas do que qualquer outro provedor de nuvem oferecido .
Além disso , mais da metade das unidades hospitalares atendidas pelo NoHarm pertencem ao sistema público de saúde do Brasil e não têm orçamento para implantar tecnologia avançada ou treinar usuários . O custo foi outro motivo pelo qual a NoHarm escolheu a Oracle , porque ela se ofereceu para hospedar os sistemas da NoHarm na OCI gratuitamente .
A NoHarm usa a Oracle Cloud Infrastructure para rastrear mais de 2,3 milhões de prescrições em 45 hospitais , obtendo uma economia de mais de US $ 300.000 e aumentando o volume de avaliações de prescrições em até oito vezes .
Resultados
Depois de ingressar no programa Oracle para Startups , a NoHarm conseguiu apoiar os farmacêuticos hospitalares na validação de prescrições médicas usando IA . O Oracle para Startups forneceu à NoHarm a infraestrutura necessária em OCI para fornecer o poder de computação que a NoHarm precisava para desenvolver seus modelos de IA com muitos recursos .
Usando o Oracle Cloud Infrastructure e o Oracle Analytics Cloud , os modelos de IA da organização mostraram uma melhoria substancial . Antes de fazer parceria com a Oracle , esses modelos tinham 72 % de precisão . Quando a NoHarm começou a implantar seu aplicativo em máquinas Oracle , com maior flexibilidade para testar os parâmetros da rede neural , chegou a um algoritmo que identifica palavras-chave com 95 % de precisão .
Essa precisão excepcional nas revisões de farmácias clínicas com tecnologia de IA é fundamental porque
62 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt