DESTAQUE : RANSOMWARE
OS CIBERCRIMINOSOS VISAM PRINCIPALMENTE OS SETORES , EMPRESAS E ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS , USANDO ESQUEMAS DE EXTORSÃO .
na resposta a incidentes e outras fontes . Aqui estão algumas das principais conclusões do último relatório na América Latina :
• A região está ganhando importância para os cibercriminosos . Embora a América Latina represente 12 % dos ataques observados pela equipe de resposta a incidentes da X-Force , a área passou da quinta para a quarta região mais visada globalmente .
• Principais países visados na América Latina em 2022 . Em todos os casos atendidos pela X-Force na América Latina , o Brasil respondeu por 67 %, a Colômbia por 17 % e o México por 8 %. Peru e Chile responderam pelos 8 % restantes .
• Os setores de varejo e atacado foram os mais visados . Os incidentes na América Latina foram contra as tendências globais da indústria . O setor de varejo e atacado passou do segundo lugar para o setor mais visado em 2022 , representando 28 % dos casos resolvidos pela X-Force . Finanças e seguros foram o segundo setor mais visado , com 24 % dos casos , seguido por energia e manufatura , ambos com 20 %.
• Comprometimento de e-mail comercial ( BEC ) diminuiu na região . O BEC ficou em terceiro lugar em 2022 , respondendo por 11 % dos incidentes respondidos pelo X-Force . Esse ataque ocorre quando um servidor é acessado para atingir objetivos finais desconhecidos . Os invasores usaram principalmente links de spear phishing , anexos maliciosos e exploração de contas válidas para obter acesso .
• Os cibercriminosos exploram as conversas por e-mail . O sequestro de tópicos de e-mail aumentou significativamente em 2022 , com invasores usando contas comprometidas para responder a discussões em andamento , fingindo ser o participante original . A X-Force observou um aumento de 100 % nas tentativas globais mensais . O sequestro de conversas de e-mail foi responsável por 11 % dos ataques na região .
• A extorsão é o método preferido dos agentes de ameaças . Um dos impactos mais comuns dos ataques cibernéticos no ano passado na região foi a extorsão , principalmente por meio de ataques de ransomware ou BEC , refletindo a tendência global . Os cibercriminosos visam principalmente os setores , empresas e áreas mais vulneráveis , usando esquemas de extorsão e aplicando alta
54 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt