DESTAQUE : RANSOMWARE
Ciberataques ( especialmente ransomware ) se intensificam na América Latina
De acordo com um estudo da IBM , o ransomware está diminuindo globalmente , mas na América Latina aumentou 3 %
As tentativas de sequestrar conversas por e-mail se intensificaram em todo o mundo . Os criminosos executam ataques de ransomware em dias , em vez de meses , e os setores de varejo e atacado são os mais visados na América Latina .
A IBM Security publicou seu relatório anual X-Force Threat Intelligence Index , descobrindo que , embora a porcentagem de incidentes globais de ransomware tenha diminuído ligeiramente ( 4 %) de 2021 a 2022 , ela aumentou um pouco ( 3 %) na América Latina . Embora os defensores tivessem mais sucesso na detecção e prevenção de ransomware , os invasores continuaram inovando . O relatório mostra que o tempo médio para concluir um ataque de ransomware diminuiu de dois meses para menos de quatro dias .
De acordo com o relatório de 2023 , a implementação de backdoors , que permitem acesso remoto a sistemas , surgiu como a segunda ação mais comum realizada por invasores na região no ano passado . Muitos desses casos de backdoor estavam relacionados a tentativas de ransomware , nas quais os defensores detectam os backdoors antes de qualquer implementação de ransomware . Parcialmente , o ressurgimento das performances backdoor é seu alto valor de mercado . A X-Force observou que os agentes de ameaças vendem o acesso backdoor existente na dark web por até US $ 10 mil em comparação com dados de cartão de crédito roubados , que atualmente são vendidos por menos de US $ 10 .
O estado de ransomware e ataques cibernéticos na região
O Security X-Force Threat Intelligence Index monitora tendências e padrões de ataques novos e existentes com base em bilhões de pontos de dados de dispositivos de rede e endpoints , seu envolvimento
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 53