Intelligent CIO LATAM Edição 08 | Page 74

QUANDO A FIBRA ÓPTICA DO AMX-1 CHEGA A SAN ANDRÉS , O ARQUIPÉLAGO MELHORA A CONECTIVIDADE DOS SETORES DE TURISMO E COMÉRCIO .
OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA
de ecossistemas digitais ”, disse Carlos Centeno , presidente da Claro Colômbia .
“ Hoje damos um grande passo em tecnologia ao conectar San Andrés ao mundo através deste cabo submarino de fibra ótica , que trará benefícios sem precedentes aos habitantes da ilha e aos setores de turismo , comércio , saúde , educação e governo ”, disse Centeno .
“ Hoje com a Ministra Carmen Ligia Valderrama , com o setor privado , com os reguladores e com a Claro , estamos cumprindo o arquipélago de San Andrés e Providencia , entregando um novo cabo submarino
que multiplicará exponencialmente o capacidade de acesso à informação e a capacidade de download . Trata-se de qualidade de vida : isso é telemedicina , tele-educação , melhores serviços para o turismo e melhores serviços de pagamento digital ”, completou Ivan Duque , presidente da Colômbia .
A ministra de Tecnologia da Informação e Comunicações da Colômbia ( MinTIC ), Carmen Ligia Valderrama Rojas , afirmou que “ este cabo será fundamental para que a população possa carregar e baixar seu conteúdo com muito mais rapidez , continuar com seu treinamento online , acessar melhores serviços diários em saúde , turismo , educação e assim melhorar suas chances de vida ”.
Conectividade e integração
Abaixo : Ilha de San Andrés , Mar do
Caribe , Colômbia
Em 2013 a América Móvil instalou o sistema de cabos submarinos . Tem 17.500 quilômetros de extensão e um investimento inicial de 500 MUSD , para fornecer links de comunicação de alta velocidade entre os Estados Unidos , da Flórida e Porto Rico à Jamaica , Colômbia , Guatemala , República Dominicana , México e Brasil .
Esse cabo faz parte de todos os investimentos individuais e colaborativos que a Claro tem feito para conectar a América Latina com o resto do mundo , em projetos como a integração por cabos submarinos com Portugal , do Brasil e com a Oceania e Sudeste Asiático , do Chile .
Esta rede submarina de fibra óptica se conecta a partir dos pontos de acesso dos portos de Barranquilla e Cartagena . Essa conexão resultou em um aumento de 50 vezes na conectividade digital da Colômbia com o mundo .

QUANDO A FIBRA ÓPTICA DO AMX-1 CHEGA A SAN ANDRÉS , O ARQUIPÉLAGO MELHORA A CONECTIVIDADE DOS SETORES DE TURISMO E COMÉRCIO .

Da mesma forma , quando a fibra óptica do AMX- 1 chega a San Andrés , o arquipélago melhora a conectividade dos setores de turismo e comércio , vitais para sua sustentabilidade econômica . Ao mesmo tempo , setores como saúde , educação e governo melhoram as oportunidades de atendimento e serviços para toda a população da ilha .
Os habitantes de San Andrés têm agora acesso a uma melhor rede de banda larga , cobertura com tecnologias 4G e 4.5G e um aumento de até 1.000 % na velocidade de Internet móvel . O cabo submarino fortalece a interconectividade entre as ilhas e o continente , melhora o acesso à Internet de alta velocidade , reduz as taxas de serviço e fortalece a infraestrutura de TI . p
74 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt