Intelligent CIO LATAM Edição 08 | Página 57

ESTUDO DE CASO

Para estabelecer uma infraestrutura de TI flexível , porém estável , baseada em tecnologia de microsserviços , o Ministério da Saúde da Argentina adotou as soluções de contêineres , integração e automação da Red Hat . Combinada com abordagens de desenvolvimento modernas , como DevOps , que oferecem suporte a trabalho colaborativo e eficiente , a nova infraestrutura oferece escala e agilidade para oferecer suporte ao compartilhamento de dados médicos para milhões de pacientes em 24 províncias .

“ Trabalhar com a Red Hat significa mais do que apenas adotar um software . Eles ajudaram nossas equipes a desenvolver suas habilidades , bem como aprender mais sobre as ferramentas e atualizações disponíveis , para tomar decisões melhores de forma independente ”, disse Fernando Núñez , diretor Nacional de Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde da Argentina .
Simplificando a saúde para todos com acesso a dados digitais nacionais
De acordo com a estratégia de saúde universal da Argentina , a saúde pública é gratuita e acessível a todos os cidadãos e residentes – mais de 45 milhões de pessoas em 24 províncias . Mas os pacientes podem esperar até três horas em um centro de saúde ou viajar 50 – 60 quilômetros para ver o médico ou especialista mais próximo . Eles costumam ser atendidos em um hospital , mas fazem exames em outro ou precisam ir a um consultório particular para exames de imagem , mas depois vão a um hospital público para atendimento – exigindo que tragam cópias impressas dos resultados dos exames ou informações do histórico médico para cada instituição .
Para resolver esses desafios , o Ministério da Saúde decidiu construir uma rede nacional digital de saúde . Usando sistemas de agendamento online e telemedicina seguindo os mais recentes padrões de interoperabilidade de saúde , os centros de atendimento podem acessar com mais segurança os dados de diferentes provedores para obter uma visão holística do histórico de saúde de um paciente . de desenvolvimento levava semanas , até meses , atrasando muito o tempo de lançamento no mercado .
Para automatizar o fluxo de estatísticas de saúde pública e gestão de sistemas subjacentes , o Ministério da Saúde procurou estabelecer uma infraestrutura de TI flexível , mas estável .
“ Com o aumento da demanda em consultas de dados , registro e notificação de casos da Covid-19 , o Red Hat OpenShift nos ajudou a coletar e gerenciar e analisar todas essas informações para fornecer números em tempo real ”, disse Martín Díaz , líder do Projeto de Interoperabilidade Médica , Diretoria Nacional de Governança e Integração de Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde da Argentina .
Construindo uma base de TI confiável e escalável para uma rede digital de saúde integrada
O Ministério da Saúde focou sua busca de tecnologia no open source . “ O open source é vantajoso para entidades públicas , porque nos ajuda a aproveitar nosso orçamento e outros recursos de forma mais eficiente , incluindo o desenvolvimento de habilidades internas ”, disse Núñez .
Foi considerado soluções de uma variedade de provedores de tecnologia , como Amazon , Google e Microsoft . Mas , devido a regulamentações

USANDO SISTEMAS DE AGENDAMENTO

ONLINE E TELEMEDICINA SEGUINDO OS MAIS

RECENTES PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE

DE SAÚDE .

Essa rede permite o Ministério da Saúde lidar com a complexidade , o acesso a dados e os desafios de desempenho de TI , mas os registros eletrônicos de saúde universais exigem tecnologia escalonável e mais segura . Os bancos de dados existentes do Ministério foram construídos em soluções legadas com aplicativos monolíticos que não puderam ser atualizados . Como resultado , cada estágio governamentais , o órgão precisava de uma solução que pudesse fornecer os recursos e desempenho certos durante a execução na ARSAT ( Empresa Argentina de Soluciones Satelitales Sociedad Anónima ), o principal data center do governo . A tecnologia open source empresarial da Red Hat atendeu a essa necessidade , apoiada por um suporte prático especializado .
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 57