Intelligent CIO LATAM Edição 07 | Page 77

P po T cnológico
“ No Virtuxplorer , desenvolvemos metodologias e soluções que ajudam a resolver esse dilema . Muitas pessoas podem acreditar que somos atacadistas de drones ou algo semelhante , mas isso está longe do que fazemos . Nos tornamos os consultores e colaboradores que permitem ao setor agrícola melhorar seus indicadores de produtividade ”, completou .
Finalmente , não será estranho ter drones de programação agrícola para analisar dados de culturas , solo , água e temperatura em vários terrenos e geografias . Até mesmo os mecânicos de drones que ajudarão a manter o exército de robôs
Novos empregos e tarefas
O Massachusetts Institute of Technology ( MIT ) mostra que os drones nos setores agrícola e agroindustrial irão gerar melhorias e benefícios significativos . Os avanços na tecnologia de drones se refletirão na redução ou eliminação de processos , eficiência no uso de energia e tarefas técnicas como análise de solo , plantio , monitoramento e manutenção de safras , irrigação e análise sanitária de plantas e animais .
Olhando para o futuro , isso pode envolver frotas ou enxames de drones autônomos que poderiam lidar com tarefas de monitoramento agrícola coletivamente , bem como atores de drones aéreos-terrestres híbridos que poderiam coletar dados e executar uma variedade de funções , de acordo com um estudo do MIT e PwC .
Hoje , sabemos que uma nova geração de empregos está surgindo com o desenvolvimento de tecnologias , hardware , software , aplicativos , IA , análises e soluções de aprendizagem que enriquecerão o cenário de empregos até meados da próxima década .
Esses novos empregos também surgirão de novas empresas e start-ups . A este respeito , o especialista em investimentos Francesco Castellano comenta em um artigo sobre o futuro do negócio de drones que “ como o hardware de drones se tornou mais acessível para produzir e comprar , a fabricação e o hardware em si não impulsionarão o crescimento da indústria no futuro . Em vez disso , serviços que operarem e gerenciarem drones para empresas irão gerar a maior parte do valor .”
Assim , haverá desenvolvedores de software para analisar as informações geradas pelas lavouras ; programadores de soluções inteligentes para gerenciar tarefas repetitivas no campo . Haverá também operadores remotos para tarefas de alto risco , demoradas e trabalhosas .
Serviços que operarem e gerenciarem drones para empresas irão gerar a maior parte do valor .
voadores que acompanharão foices , bombas a motor e outros dispositivos parecerão um pouco desatualizados em comparação com a inteligência e autonomia dos drones .
Haverá especialistas em sensores . Eles vão colaborar com os engenheiros de telecomunicações para que os drones possam ler os sinais que esses minúsculos dispositivos fornecem aos engenheiros florestais , veterinários , gerentes de fazenda e contadores , que verão suas condições de produção melhoradas graças às informações dos sensores .
“ Automatizar a produtividade , robotizar processos , parecem ser ações do setor industrial e comercial . Graças a drones , análises e sensores , o setor agrícola será integrado à Quarta Revolução Industrial , assim como aconteceu há um século , quando tratores e sistemas de irrigação foram introduzidos na equação produtiva ”, conclui Sanchez . p
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 77