Intelligent CIO LATAM Edição 07 | Page 76

P po T cnológico
Você pode associá-los a veículos semelhantes a foguetes voltados para a indústria militar , mas o que você pensaria se eu dissesse que os primeiros drones tinham um propósito mais pacífico , concentrando-se no trabalho de campo ?
No final da década de 1980 , o Japão introduziu um conceito de helicóptero de controle remoto com foco no auxílio ao trabalho no país . O objetivo era tornar mais produtivas as incontáveis encostas do terreno montanhoso das ilhas do país , especialmente as plantações de arroz .
Sua aceitação e consequente sucesso revolucionaram a produção agrícola no controle de pragas , plantio e colheita controlados , permitindo uma transformação e diversificação acelerada desses dispositivos para o que hoje conhecemos como drones .
Mas os drones seriam menos eficazes se tirarmos a IA e a conectividade da equação . A automação e a redução de processos arriscados e repetitivos os tornaram um verdadeiro sucesso . O desenvolvimento atual de máquinas voadoras ajuda as pessoas em suas
Os drones tomarão seu lugar na agricultura e em outras áreas onde sua contribuição será inestimável .
tarefas diárias e as novas que surgem regularmente e cobrem atividades de defesa e segurança , projeto e engenharia , recreação e relatórios aéreos .
Assim , enfocamos esses três elementos que emergem da Tecnologia da Informação e das telecomunicações para gerar transformações essenciais no setor agrícola .
Sensores e drones – aliados na Revolução Agroindustrial
“ A geografia latino-americana é variada e com condições extremas , onde os pequenos agricultores têm dificuldade em utilizar outras máquinas industriais , como tratores . Os drones podem ajudar nas tarefas diárias de plantio , manutenção e controle de pragas , com metodologias mais precisas e oportunas e com uma excelente relação custo-benefício ”, disse Sanchez .
Ao adicionar IA , os drones ganham autonomia e podem determinar , de acordo com sua programação , o momento certo para reagir a um alarme gerado por um sensor . Assim , nesta década , veremos cada vez mais drones autônomos resolvendo problemas antes desafiadores de gerenciar .
Assim como os robôs chegaram às casas e assumiram tarefas básicas , como varrer e limpar , os drones tomarão seu lugar na agricultura e em outras áreas onde sua contribuição será inestimável .
Por exemplo , um conjunto de sensores instalados em uma pequena plantação dirá aos drones se devem fumigar , borrifar água ou até mesmo começar a colher árvores e plantas de difícil acesso para as pessoas .
Analytics e IA – determinantes da inovação
Segundo a FAO , entidade das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura , a humanidade utiliza cerca de 51 milhões de quilômetros quadrados de terras na agricultura , que devem ser otimizadas para fornecer alimentos para uma sociedade em constante crescimento . Se considerarmos os números da WWF , a humanidade está consumindo em 274 dias o que deveria consumir em um ano .
É então que a análise de dados e o desenvolvimento de novas soluções e equipamentos mais inteligentes , autônomos e energeticamente eficientes tornam-se elementos fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio .
Edwin Sanchez , CEO da Virtuxplorer , organização especializada no fluxo de trabalho de drones , explica que os sensores , IA e analítica , trabalham com drones melhorando a produtividade , aumentando a eficiência e reduzindo custos . O resultado é a Transformação Digital no agronegócio ”.
Ao integrar informações valiosas fornecidas por sensores e drones a Big Data e soluções analíticas com ML ( Machine Learning ), as pessoas podem acessar informações e conhecimentos que antes eram invisíveis e impediam a tomada de decisões adequadas .
Esta revolução abrangerá grandes plantações e rebanhos de gado , pequenas lavouras , avicultura , piscicultura e até terras dedicadas à preservação ambiental ou ecológica . Resumindo , drones e sensores combinados com software de operações podem se tornar parceiros valiosos para agricultores na América Latina .
“ A agricultura com inteligência faz parte dos procedimentos exigidos pela Quarta Revolução Industrial . Com esse propósito , a humanidade está comprometida em melhorar o uso do solo e da água , otimizar as safras e desenvolver as tecnologias necessárias para aproveitar os recursos cada vez mais preciosos hoje ”, disse Sanchez .
76 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt