Integrados 1 | Page 6

"C

Parte da matéria foi retirada do site oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), nela há a definição do que é a coleta seletiva e esclarecimentos de dúvidas recorrentes entre a maior parte da população brasileira. E a segunda parte desta matéria foi parafraseada do site “Sua pesquisa”

Para ler as matérias originais, segue os links:

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento

https://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm

oleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Por que separar os resíduos sólidos urbanos? Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão. ”

Na coleta seletiva existe o descarte apropriado de alguns tipos de lixos, como por exemplo: lixos eletrônicos, pilhas, baterias comuns e de celular, que também são separadas pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais devem ou deveriam ganhar um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.

06

Coleta seletiva