Definição de alguns dicionários:
1.qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industriais etc. que se joga fora.
2.tudo o que se retira de um lugar para deixá-lo limpo.
De acordo com a definição de alguns dicionários, o lixo deveria ser uma coisa da qual deveríamos nos livrar, mas a verdade é que mesmo quando ele não está em nosso campo de visão ele ainda existe, pois não há como ele se desintegrar ou desaparecer apenas para realizar os caprichos humanos. A lixeira não é um desintegrador mágico de matéria!
Não há como não produzir lixo, mas há como construirmos um mundo melhor, onde podemos reduzir a produção dele. Mas como? Aqui vão algumas dicas e informações básicas para que haja essa transformação nem que seja apenas em sua área particular e familiar.
Como diminuir a produção de lixo em sua casa?
1.Planeje bem suas compras:
Busque adquirir apenas o que for realmente necessário na hora de fazer compras, desta forma, fica mais fácil evitar o desperdício. Prefira tudo aquilo que seja de embalagem retornável e tente evitar as embalagens individuais, que são mais difíceis de passar pelo processo de reciclagem.
2.Reutilize:
Utilizando a ideia do tópico 1, invista em comprar embalagem retornável e em refil. Você compra somente uma vez a embalagem e a utiliza diversas vezes, além de economizar dinheiro comprando somente o refil, que em geral é mais barato que o produto.
3.Invista na coleta seletiva:
A coleta seletiva é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos que são descartados por nós. Desse jeito, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico. Para facilitar a coleta seletiva e a reciclagem, existem as lixeiras de diversas cores que representam cada material que pode ser reutilizado:
●Azul: papel, papelão;
●Vermelho: plástico;
●Amarelo: metal;
●Verde: vidro;
●Marrom: resíduos orgânicos;
●Laranja: resíduos perigosos;
●Roxo: resíduos radioativos;
●Cinza: resíduos não recicláveis,
contaminados;
●Preto: madeira;
●Branco: ambulatório ou de
serviços de saúde.
Lixo, quem é você?
Entenda o lixo e descubra como diminuir a produção deste.
05
Lixo