Integrados 1 | Page 19

19

COOLIMPA

Em conversa com a presidente, Deise Meire, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Consciência Limpa (COOLIMPA), localizada em um terreno à margem direita da Rodovia Pontal – Buerarema, BR-251, no bairro Ilhéus II, percebe-se que a realidade aqui é divergente de seus objetivos.

O espaço físico é um galpão pequeno e sem nenhum tipo de segurança (nem portão há, eles já foram assaltados várias vezes), materiais e condições de trabalho. A prefeitura contribui apenas com um caminhão alugado para coleta seletiva que atende a cooperativa uma vez por dia. No início da COOLIMPA, no ano de 2010, havia 80 trabalhadores, contudo, devido às péssimas condições, desses só restaram 20 trabalhadores.

Ilhéus, sendo uma cidade com propensão turística, destaca-se pela quantidade de lixo espalhada em suas ruas e praias, o que é um indicador do descaso ou ignorância de seus moradores e governantes. Uma das principais questões em relação à produção de lixo é que desaprendemos a nos relacionar com o meio ambiente, por isso, parece imperativo uma educação ambiental, para, quem sabe, a consciência mude o quadro crítico da cidade.