PLAY IT SAM!
por José da Xã
14
Normalmente quem aprecia cinema tem sempre um ou mais filmes preferidos, daqueles de que se gosta só porque sim, independentemente de serem boas ou más películas. Ou é a história, ou uma personagem, um actor, ou tão-somente uma imagem que perdurou.
Depois há aqueles filmes que numa determinada altura vimos e achámos menos interessantes, mas que agora passados muitos anos até se tornaram num clássico…
nem que seja só para o próprio.
Certamente que também não escapo a estes gostos claramente pessoais. Por isso venho neste número falar de alguns filmes que vi faz tanto tempo, que deixaram em mim uma boa referência, e que passaram nos grandes ecrãs essencialmente nos anos 70 e 80.
Este espaço temporal tem outrossim uma razão de ser, pois foi nesta altura que acordei para o gosto pela sétima arte. Alguns dos filmes que aqui apresentarei serão, quiçá, pouco conhecidos, não obstante alguns deles até terem sido premiados. Daí também nunca perceber muito bem as escolhas televisivas, especialmente da televisão em canal aberto. Mas enfim, este não é certamente assunto para hoje.
Começo então de forma cronológica com “Um dia de cão”, um
Inominável
de bons filmes!
Uma mão
cheia...