Segurança em banco de dados:
A segurança do banco de dados herda as mesmas dificuldades que a segurança da informação enfrenta que é garantir a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade. Um Sistema gerenciador de banco de dados deve fornecer mecanismos que auxiliem nesta tarefa.
Uma forma comum de ataque à segurança do banco de dados é a injeção de SQL, em bancos de dados que façam uso desta linguagem, mas bancos de dados NoSQL também podem ser vítimas. Para evitar estes ataques, o desenvolvedor de aplicações deve garantir que nenhuma entrada possa alterar a estrutura da consulta enviada ao sistema.
Os bancos de dados SQL implementam mecanismos que restringem ou permitem acessos aos dados de acordo com papéis ou roles fornecidos pelo administrador. O comando GRANT concede privilégios específicos para um objeto (tabela, visão, banco de dados, função, linguagem procedural, esquema ou espaço de tabelas) para um ou mais usuários ou grupos de usuários.
6 InfoTech, 2015
Profissionais de Banco de Dados e suas funções:
Um profissional que trabalha com banco de dados é o responsável por administrar o local onde ficam armazenados os dados da organização. Vale ressaltar que atualmente vivemos em uma época que é chamada por muitos como a era da informação, e por esse motivo a informação é um dos bens mais preciosos para todos, e principalmente para as empresa.
O profissional de TI é responsável pela manutenção e garantia de que o banco sempre estará disponível e com os dados íntegros.
É responsável também por implementar a instalação, configurar as permissões de acesso, cadastrar e gerenciar os usuários, os processos internos do banco e garantir uma série de requisitos do banco estejam sempre atendendo as metas pré-determinados.
Um profissional de banco de dados pode ser ainda dividido em três funções: